segunda-feira, 26 de março de 2012

Sila Tarot: As sete leis da sabedoria - Parte 3


Terceira Lei Hermética: O Princípio da Vibração

Vocês já entraram num lugar onde a vibração não estava bem? Já saíram de uma festa porque o ambiente estava pesado? O que é na realidade essa vibração? Algo visível? Não absolutamente, mas trata-se de algo perceptível especialmente às pessoas mais sensíveis. (Em astrologia os signos de Água são naturalmente os mais sensíveis, e os signos de Terra os menos sensíveis a essas vibrações).

Este princípio hermético declara:
Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.

O movimento que é manifestado em todo o Universo é um movimento vibratório. A ciência já no século IX fazia suas primeiras descobertas a respeito desse princípio de vibração, somente corroborado pelas descobertas mais recentes do século XX. O século XXI trará ainda mais confirmação daquilo que o Grande Hermes já afirmara e que está explicado nas Leis Herméticas. A Telepatia será desenvolvida na Era de Aquário como ferramenta de comunicação através da vibração da mente. Agora nós ainda precisamos de um Telemóvel (matéria física) para nos comunicarmos à distância, mas quem sabe se chegará um dia em que poderemos mudar a vibração do nosso corpo até podermos nos desmaterializar num lugar e nos materializarmos noutro. Mas isso está ainda muito longe de nossa realidade, pelo menos da grande maioria da humanidade.

Para compreendermos o Princípio da Vibração precisamos entender que O TODO se manifesta através de vibração. Mas esta vibração acontece numa escala tão subtil e rápida que nos é praticamente imperceptível. Assim podemos concluir que o Espírito se manifesta através da vibração mais rápida e subtil e se propaga através do Éter (O Quinto Elemento). Consequentemente a Matéria possui uma vibração mais lenta e mais grosseira. Entre esses dois pólos de vibração, existem outros modos de vibração, numa escala com milhões e milhões de graus.

Diz o Caibálion: A ciência moderna já descobriu que o que chamamos de Matéria e Energia é simplesmente um modo de movimento vibratório, e já se estudam os fenômenos da Mente como sendo fenômenos vibratórios. Se lembrarmos que o Primeiro Princípio Hermético é o Princípio do Mentalismo - Tudo é Mente, o Universo é Mental - podemos concluir que a Mente se manifesta através da vibração, desde a mais subtil e rápida, até á mais densa e lenta.





Outra coisa que a ciência nos ensina, é que as vibrações são procedentes da temperatura ou calor. Não interessa se um objecto é quente ou frio, ao vibrar ele manifesta calor. O movimento vibratório é circular, ou seja, gira em volta de um núcleo central. Assim é com o átomo e assim é com os planetas. As moléculas das quais são compostas as espécies particulares da matéria encontram- se em constante vibração e movimento, umas ao redor das outras.
Nós já vimos um desenho ou representação do átomo, não é? E ele não é parecido com um sistema solar? O Micro não é igual ao Macro? Aqui podemos então aplicar o Princípio da Correspondência: O que está em cima é como o que está em baixo.
Portanto, podemos aplicar este princípio na nossa própria vibração energética, na vibração da nossa mente e do nosso corpo físico.

A ciência moderna explica que a luz, o calor, o magnetismo e a electricidade são formas de movimento vibratório, provavelmente emanadas do éter. Mas ela ainda não consegue explicar o princípio da coesão, ou seja, o princípio da atração molecular, e nem a afinidade química que é o princípio da atração atômica. E nem ela explica o principio da gravitação que é o princípio de atracção pela qual uma partícula ou massa de matéria é atraída por outra partícula.

Agora podemos fazer uma analogia: se nós temos pensamentos negativos, nossa mente estará a emitir sinais vibratórios negativos, então, que tipo de vibrações estaremos atraindo para nós? Negativas, sem dúvida. Estamos cansados de ouvir isso, mas a nossa mente continua a emitir sinais de ódio, raiva, inveja, frustração, etc., etc. Todas elas são vibrações negativas. Na realidade é bastante fácil de comprovar este princípio: a guerra atrai a guerra, o ódio atrai o ódio e o dinheiro atrai dinheiro, não é? Pois é, mas amor atrai amor, bondade atrai bondade, prosperidade atrai prosperidade. Como fazer então para atrair tanta coisa boa para a nossa vida?

Penso que é muito difícil termos somente pensamentos e vibrações positivas o tempo todo! Ninguém é de ferro e todos temos frustrações, limitações, medos. Eles são como mecanismos de defesa que levantamos para nos defendermos das agressões do mundo exterior e esses mecanismos são forjados já primeira infância (dos 0 aos 5), no ambiente onde fomos criados. O nosso Mapa Astral indica onde e como, na fase lunar principalmente, preparamos as barricadas que nos irão defender no futuro e das quais iremos atirar as nossas ‘pedras’ contra as agressões exteriores.

Vimos que a vibração se propaga através do éter, e os ensinamentos dos ocultistas e das filosofias orientais principalmente, nos ensinam a mudar e purificar essa substância, através de cerimônias: externas, com velas, incensos e aromas, cores suaves, ambientes harmoniosos e em contato com a natureza; e internas, como a meditações e vibrações de tranquilidade, florais e aromaterapia, alinhamentos de chakras, mantras e orações.

Mesmo a homeopatia funciona através deste princípio. Os movimentos vibratórios mais rápidos correspondem sempre a energias mais subtis.

Vocês já viram uma roda ou um pião a girar? Quando ele gira muito rápido ele parece até estar parado, mas à medida que sua rotação diminui, podemos ver a sua rotação, notar o seu movimento. Da mesma forma acontece com os sons: os sons mais agudos são dificilmente ouvidos por seres humanos, mas são perceptíveis aos ouvidos de certos animais. A mesma coisa acontece com os graus ascendentes de calor. Vocês sabem como funciona o Microondas que vocês têm em casa? Já pararam para pensar como ele aquece? Com ondas que vibram de forma muito rápida!

Eu acredito piamente que o fenômeno chamado de Ressurreição de Cristo aconteceu por um movimento de vibração: na realidade Jesus não “subiu” ao céu, mas desmaterializou-se pois seu corpo vibrou tão rapidamente até se tornar tão subtil que foi transportado pelo éter e se confundiu com ele, já que o próprio éter é o veiculo de manifestação do Espírito. Ele se tornou espírito ou substância etérea. Sem matéria e portanto invisível.

O Hermetismo ensina-nos que a manifestação de pensamento, raciocínio, vontade, desejo não é nada mais que uma vibração manifestada: ela pode assim afectar a mente de outras pessoas! Por esta razão devemos ter muita cautela com os nossos pensamentos pois, mesmo involuntariamente, estaremos espalhando vibrações similares àquelas que estão na nossa mente. Vibremos amor, receberemos amor, vibremos harmonia e estaremos em harmonia.

Com esforço e vontade podemos mudar nossas vibrações negativas, compreendendo quão poderoso é esse instrumento chamado de Mente: aplicar o Princípio da Vibração para atrair prosperidade, paz, bem-estar, harmonia, requer o domínio da mente e disposição mental.


Os Hermetistas, no seu estágio mais evoluído tornam-se Magos, por ter adquirido o domínio das Vibrações através da Vontade. A Arte da Transmutação Mental é chamada de Alquimia Mental.

Vamos terminar este artigo com uma frase para reflexão:

Aquele que compreende o Princípio da Vibração alcançou o Cetro do poder”.


Escreva, envie a sua opinião.




Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!