terça-feira, 15 de maio de 2012

Sila Tarot: Pais Separados a educar os filhos


Pais separados deparam-se muitas vezes, com receios e inseguranças perante o seu papel de educadores.
 
Com a divisão da família, vão precisar se reorganizar na sua nova dinâmica de vida e enfrentar eles próprios, uma realidade diferente, onde já não existe o mito da família perfeita tão desejada no passado.
A primeira coisa a fazer é libertar-se de qualquer sentimento de culpa pelo facto de não permanecerem a viver juntos. A culpa vai enfraquecendo a relação de pai e filho, contaminando o necessário bom senso para orientar e educar.
 
Quando um casal com filhos se separa, não é possível banir totalmente a figura do ex-cônjuge, pois ele será sempre o pai ou a mãe de seu(s) filho(s).
 
É importante aceitar este facto e aprender a conviver com as "notícias" que as crianças trazem e com o prazer que sentem por estar com o(a) "ex", sem alimentar sentimentos de insegurança e de ciúmes, ao saber que gostaram do novo namorado da mãe, por exemplo.
 
Embora a separação dos pais mobilize com certeza os filhos, não é ela em si que causa os maiores estragos emocionais.
 
O espírito de competição pelo amor dos filhos, assim como fazê-los de "ponte" para um leva e traz de reclamações, manter um ambiente conflituoso e sem respeito mútuo, são comportamentos paternos geradores de muita insegurança e frustração para as crianças.
 

Na verdade os filhos lidarão bem com a separação dos pais, se perceberem que ambos são felizes e capazes de reconstruir as suas vidas para melhor.
 
Por outro lado, pais separados precisam de fazer acordos quanto à maneira de educar os seus filhos, quanto à transmissão de valores, tipo de punições ou castigos, premios e participação, no dia-a-dia da criança.
 
Deste modo, os filhos irão sentir que as figuras paternais, continuam actuantes e presentes nas suas vidas, embora não estejam a viver juntas, na mesma casa.
 
Se Gostou do que Leu, clique G+1

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!