quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sila Tarot: 7 Alimentos bons para o Figado




O figado é um dos filtros do organismo (além dos pulmões, rins, etc.) A forma primária do corpo expulsar as suas toxinas é feita através do fígado, que desintoxica e limpa o seu corpo continuamente, por filtrar o sangue das toxinas que entram através do trato digestivo, da pele e do sistema respiratório. Mas quando o fígado fica sobrecarregado, resultado de stress ou exposição excessiva a toxinas, todo o seu sistema pode desequilibrar-se, e a sua saúde fica seriamente comprometida. É por isso importante fazer uma dieta indicada para limpar o fígado.

Como o fígado é também responsável pela produção de bilis, outra forma de desintoxicação que é metabolicamente necessária para a decomposição e assimilação de gorduras e proteínas, é extremamente importante que o fígado esteja saudável. Caso contrário o seu organismo não será capaz de se purificar e absorver os nutrientes, o que é uma receita para um desastre da saúde.

Os milhares de sistemas de enzimas que são responsáveis por praticamente todas as actividades do organismo, são construídos no fígado, sendo assim de grande importância a função hepática. O bom funcionamento dos olhos, do coração, do cérebro, as articulações e os rins, estão todos dependentes da actividade do fígado.

Saiba quais os alimentos que pode incluir na sua dieta alimentar para limpar o fígado e melhorar o seu funcionamento.


7 alimentos que ajudam o fígado a manter-se saudável




Alho

O alho contém numerosos compostos, que activam as enzimas do fígado responsáveis por libertar as toxinas do corpo. Este parente da cebola também contém alicina e selénio, dois nutrientes comprovadamente úteis para ajudar a proteger o fígado de danos tóxicos, e ajuda-lo no processo de desintoxicação.




Toranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, tal como o alho, a toranja contém compostos que aumentam a produção de enzimas de desintoxicação do fígado. Também contém um composto conhecido como flavonóide naringenina que faz com que o fígado queime gordura, em vez de as armazenar.




Chá verde

O chá verde está carregado de catequinas, um tipo de anti-oxidante que ajuda a eliminar a acumulação de gordura no fígado e promove uma função hepática adequada. Esta bebida também protege o fígado contra toxinas que se podiam acumular e causar sérios danos.






Vegetais verdes

Vegetais de folhas verdes, como a rúcula, espinafres, contêm numerosos compostos de limpeza que neutralizam metais pesados, que podem carregar fortemente o fígado. As folhas verdes também eliminam os pesticidas e herbicidas do organismo e estimulam a criação e o fluxo de limpeza da bilis.




Abacate

Rico em glutationa produzindo compostos, o abacate promove activamente a saúde do fígado, protegendo-o contra as subcargas tóxicas, e aumenta o seu poder de limpeza. Algumas pesquisas têm mostrado que a ingestão de um ou dois abacates por semana durante 30 dias pode reparar um fígado danificado.





Nozes

As nozes, que contêm altos níveis de L-arginina, um aminoácido, glutationa, e ómega-3, também ajudam a desintoxicar o fígado. As nozes também ajudam a oxigenar o sangue.




Açafrão

Um dos alimentos (especiaria) mais poderosos para a manutenção de um fígado saudável. Tem sido demonstrado que protege activamente o fígado contra danos tóxicos, e até que regenera células hepáticas danificadas. O açafrão também estimula a produção natural da bilis, e melhora a função geral da vesícula biliar, outro órgão importante para a purificação do organismo.

2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE E ÚTIL. OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde! Muito Obrigado! Visite a Etiqueta "Medicina Popular", verá mais publicações sobre estes temas! Bem Haja! Que Deus o(a) abençoe, Sila

    ResponderEliminar

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!