quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sila Tarot: Falta de animo e motivação - Porquê?




Será que acorda de manhã e não sabe por onde começar, alias nem sente vontade de sair da cama - não é por não saber o que fazer, pois tem na cabeça tudo o que deve ser feito, mas não tem ânimo para nada? Tudo parece sem côr e precisa literalmente de se arrastar para fazer qualquer coisa?


Depressão

Se se sente desanimado por um periodo de mais de seis meses e não consegue mudar mesmo que os amigos e familiares tentem animá-lo, com passeios ou coisas que noutras alturas lhe dariam muita empolgação, significa que está em depressão. A depressão piora, quando nos falta a sensação de que seremos bem sucedidos nas tarefas que "precisamos" de fazer.


Vou explicar melhor: O nosso cérebro é constituído por uma região responsável pelas recompensas. Tudo o que fazemos e que tem boas recompensas, teremos vontade de o fazer novamente. O inverso também é verdadeiro, tudo o que fizermos que der resultados dolorosos, não nos sentiremos impulsionados para o fazer. Parece obvio, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for mau negaremos.


Mas a grande subjectividade do ser humano complica tudo, pois muitas vezes não nos, reservamos ao direito de não gostar de algo, por isso não o negamos, resultado por vezes de baixa auto-estima. Se teoricamente o resultado final for positivo não deveríamos desejar essa actividade? Não, porque no fundo quando está em depressão, não foca o resultado final, ou seja que a sua vida será facilitada ao terminar uma tarefa. Ao invés disso foca-se no processo, ou seja nas dificuldades para as fazer. A mente da pessoa em depressão não consegue pensar a médio e longo prazo, não consegue sequer imaginar a maravilhosa sensação de "missão cumprida" ao terminar qualquer actividade. O prazer do reconhecimento. Por vezes até sentimos prazer em actividades que aparentemente, nem nos dariam prazer, mas que são instintivas e decorrem da necessidade inata de sobrevivência.







Porque algumas pessoas perdem a capacidade de sentir prazer na vida?


Para uma grande maioria de pessoas é porque tiveram experiências destruidoras tão intensas e que deixaram marcas tão profundas, que parece que o cérebro "aprendeu" a pensar que nada adianta e que não tem nenhuma saída - eles serão vencidos, nunca vencedores. Em conjunto ou decorrente da Depressão, vem a falta ou baixa auto- estima, que decorre desses processos de sofrimento, levando assim a estados depressivos, tendo como consequência a falta de ânimo de se sentir prazer na vida.





Como vencer o desânimo e a falta de motivação?


Não é uma tarefa fácil pois este conteúdo é algo que existe na sua memória mais profunda (inconsciente), a qual não tem acesso no dia a dia, e mesmo que as identifique, muitas vezes não são associadas a estes acontecimentos do passado, com os comportamentos e emoções actuais.


 
Identificar quais foram as informações destruidoras que o seu cérebro recebeu e não processou, mas que vieram arrastadas para a sua realidade actual, que já não é a mesma. Uma forma de o conseguir fazer é através do olhar treinado de uma pessoa que está fora desta dinâmica, ou seja um psicoterapeuta. O segundo passo será a substituição desta informação destrutiva por outras, agora verdadeiras. Com certeza terá a sua via de volta, assim como a sua vontade de viver.

Mas lembre-se que quando está em depressão, é quase impossível realizar estas mudanças cognitivas sozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!