quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sila Tarot: A Importância dos Valores Morais


Serão os pais os principais culpados de gerações ditas “rascas”? Será que o seu papel não foi devidamente cumprido? Deveram os pais ser mais ou menus presentes na educação dos filhos? Qual a influência de uma educação rígida e de uma educação mais branda? Haverá um modelo de educação tido como ideal? Estas são apenas algumas questões que se colocam à luz de todos nós observadores de um mundo em constante mudança, derivado da deterioração dos valores anteriormente incutidos na população.

Todos nós reconhecemos que as crianças de hoje são o futuro de amanhã e que serão as mesmas que constituíram a força do trabalho futuro, algo fundamental para alcançar o sucesso são os valores que esta força de trabalho possuí, uma população com espírito de trabalho, sacrifício, poder de iniciativa, determinação e persistência é decerto a peça chave para que haja menos criminalidade, violência.

 

Visto isto é determinante a educação e os valores incutidos nos jovens de hoje, para que tenhamos uma força de trabalho saudável amanha. Quando me refiro a educação, não falo da apelidada de“formação”dada nas escolas mas sim naquela que é dada no seio das famílias. E aí de certo modo os grandes professores são os país, pois são eles que incutem nos seus pupilos as primeiras noções de mundo e lhes mostram a noção do que está correcto e do que não está, quando estes ainda não conseguem pensar por si mesmos. São os pais que colocam em funcionamento e dirigem o pensamento nesta fase inicial e começar a escolher o caminho errado, pode ser um erro sem revés.



Não existirá um “modelo”pré-concebido de como educar bem uma população, mas sim deve-se adaptar a forma de educar à melhor maneira de lidar com cada um, pois uma educação, por parte dos pais, com sucesso num dos filhos pode perfeitamente falhar em todos os seus irmãos. Outro facto que se torna determinante na educação, é o tempo reduzido que cada vez mais pais e filhos passam juntos, derivado dos empregos, da carga horária das crianças, entre outros factores.





Em suma, é tremendamente importante, a todos os níveis, que se eduque a nossa população de hoje com valores como espírito de trabalho, iniciativa, persistência e honestidade, para que futuramente colhamos bons frutos destas sementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!