domingo, 12 de agosto de 2012

Sila Tarot: Medicina Tradicional Chinesa (MTC)




A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) documentada há mais de 5000 anos é hoje conhecida e praticada em todo mundo e foi candidata a património mundial da UNESCO pelo seu contributo, ao longo de milhares de anos. É um sistema completo que possui uma teoria própria. Assenta no pressuposto de que, para além do corpo visível dos órgãos e dos vários sistemas, existem canais ou meridianos, por onde circula a energia vital (Qi) e que, as perturbações desta circulação são a causa dos principais desequilíbrios a que chamamos doença. Considera-se que os princípios que determinam o fluxo de energia através do universo, são aplicáveis também ao sistema energético do Ser Humano.








Os chineses acreditam que o universo se mantém num constante estado de equilíbrio dinâmico entre pólos de natureza oposta cuja essência é chamada de yin e yang. Para a conquista e a manutenção da saúde, é fundamental um correcto equilíbrio entre as forças yin e yang no interior do microcosmo representando pelo organismo humano.


Ao contrário da medicina ocidental, a MTC analisa a pessoa como um todo e não segundo uma especialidade, identificando qual o desequilíbrio em termos energéticos, a sua natureza e localização. O diagnóstico feito deste modo permite que o tratamento elimine não só os sintomas, mas também as suas causas.


A MTC compreende variadissimas abordagens terapêuticas:


ACUPUNCTURA

Um dos ramos da MTC mais conhecido. A Acupunctura nasceu na China à 5000 anos. Utiliza a inserção de agulhas em pontos bem determinados, localizados nos canais ou meridianos. Graças à ausência de efeitos secundários, tem hoje uma projecção mundial, sendo mesmo recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o tratamento de múltiplas doenças.




MOXIBUSTÃO

A Moxibustão é outro dos métodos de tratamento da MTC. A Moxibustão aquece o ponto onde se aproxima ou se coloca a Moxa. A Moxa em forma de cone ou de charuto é composta por uma planta há muito usada na China: a Artemísia, pois liberta pouco fumo e tem um cheiro intenso, mas agradável, e atinge uma temperatura muito alta sem fazer chama, apenas brasa.




FITOTERAPIA

Fitoterapia dedica-se ao estudo das plantas medicinais e das suas aplicações no tratamento de doenças.

TUI-NA

A massagem terapêutica Tui Na foi muito importante nas várias dinastias da china sendo um componente importante na medicina natural chinesa e tem sido praticada e desenvolvida pelos chineses há muitos séculos para a prevenção e cura das doenças. A massagem Tui Na utiliza técnicas para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente fazendo com que haja equilíbrio do fluxo de energia pelos canais. A terapia Tui Na está a tomar parte activa em vários campos da medicina como uma terapia segura e eficaz sem riscos, contribuindo como serviço médico e reabilitação da saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!