sábado, 22 de setembro de 2012

Sila Tarot: Os Ritmos dos Signos (Cardinal, Fixo, Mutável)


 
 
 


O RITMO

Existem três modalidades de signos no zodíaco: Cardinal, Fixo e Mutável. Cada uma das modalidades agrupa quatro signos de elementos diferentes, sendo um de fogo, um de terra, um de água e um de ar.


As manifestações rítmicas determinam as seguintes características:
 

Os signos cardinais exemplificam as características mais puras e genuínas de um elemento; as qualidades fixas são exemplos das características mais inflexíveis, sendo as menos sujeitas a mudanças; as qualidades mutáveis são as mais flexíveis e adaptáveis.
 
Em qualquer quadrante do zodíaco, os três signos são sempre encontrados na mesma ordem zodiacal:

Cardinal, Fixo, Mutável. Dinamicamente, essa disposição sugere que os signos cardinais instituem, iniciam ou determinam as coisas; os signos fixos as estabelecem ou concentram; os signos mutáveis preparam-se para progredir, para alcançar o quadrante seguinte.
 

São eles um signo de cada elemento:
 

Signos Cardinais: Carneiro (Fogo) , Caranguejo (Água), Balança (Ar) e Capricórnio (Terra)

 
Signos Fixos: Touro (Terra) , Leão( Fogo), Escorpião (Água) e Aquário (Ar)

 
Signos Mutáveis: Gêmeos (Ar), Virgem (Terra), Sagitário (Fogo) e Peixes (Água).

 


 


  • SIGNOS CARDINAIS


Os signos cardinais, pela ordem em que aparecem no zodíaco, são Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio. Os regentes desses signos são Marte, Lua, Vênus e Saturno, respectivamente. Carneiro é o signo mais puro inicia a primavera e estabelece o tom do primeiro quadrante. Caranguejo é o mais típico dos signos de água — sua natureza emotiva e empática caracteriza o verão e o segundo quadrante. Balança é o mais básico dos signos de ar sua natureza social, venusiana, estabelece o tom para o outono e o terceiro quadrante. O quarto signo cardinal, Capricórnio, caracteriza com maior perfeição a natureza da terra e inicia o inverno, o quarto quadrante.Representa o ínicio.


A PERSONALIDADE DOS SIGNOS CARDINAIS


Os signos cardinais caracterizam-se pela ação, a impressão de uma nova atitude e de um novo movimento, buscando um desafio. São signos com mais iniciativa que os demais,
dão impulso, começo, iniciativa, criatividade, projeto, ideia, origem às coisas, conferem atividade, energia, coragem, audácia, rapidez, espírito de pioneirismo, ambição, ardor, autenticidade, senso de direção e de prioridade. Mas também conferem irreflexão, competição, dispersão e orgulho.


As pessoas dos signos cardinais são audaciosas. Gostam de começar coisas, seja um negócio, uma família ou uma organização. Não gostam de ser desviadas do que é imediato. Em geral, preferem voltar sua energia para um empreendimento o mais completamente possível. Pioneiras, as pessoas dos signos cardinais tendem a ser as primeiras a pensar em um projeto e a liderar em sua esfera particular (Carneiro - desporto, aventura; Caranguejo — lar; Balança — sociedade; Capricórnio trabalho). As pessoas dos signos cardinais sentem- se mal quando acometidas pela indecisão.
 
 
 



  • SIGNOS FIXOS


Pela ordem como aparecem no zodíaco, os signos fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os regentes desses signos são Vênus, Sol, Plutão e Urano, respectivamente. Touro é o mais intransigente dos signos de terra — demora a mudar e exemplifica os aspectos férteis da primavera. Leão é o mais estável dos signos de fogo a regência do Sol caracteriza o calor e o poder gerador do verão. Escorpião é o mais poderoso e predominante dos signos de água imprime sua marca nos aspectos sensuais do outono e seu regente Plutão simboliza a crescente escuridão e a morte da maior parte do verde na natureza. O quarto signo fixo, Aquário, é o mais dominante dentre os signos de ar originalmente regido por Saturno e, nos tempos modernos por Urano, ele mobiliza-se o pensamento universal e a fria indiferença do inverno. Representa o meio.



A PERSONALIDADE DOS SIGNOS FIXOS


Caracterizam-se pela preservação da sua atitude e de seu movimento inicial. São signos com mais convicção que os demais. São aqueles que são estáveis, que dão maior densidade à matéria, que conseguem as coisas devagar, que vão até o fim, que tem os pés no chão, conferem afirmação, lealdade, confiabilidade, prestígio, posição, bens, resolução, concretização, realização, concentração, reflexão e constância; mas também frieza, obstinação, teimosia, egoísmo, lentidão e apatia.

 
As pessoas de signos fixos não são facilmente desalojadas. Possuem consciência do seu espaço e sabem o que lhes pertence. Do mesmo modo, é mais provável terem uma boa noção de quem são e do que desejam. Como são autoconfiantes, resistem aos que desejam domina-los e, portanto, podem rebelar-se quando lhes é destinado um papel subordinado. Basicamente, pedem para serem deixadas em paz. Por outro lado, são perfeitamente capazes de exercerem influência, até mesmo domínio, sobre os demais. As pessoas de signos fixos sentem-se mal quando atormentadas pela instabilidade emocional.
 







  • SIGNOS MUTÁVEIS


Os signos mutáveis, pela ordem em que aparecem no zodíaco, são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Os regentes desses signos são Mercúrio (Gêmeos e Virgem), Júpiter e Neptuno, respectivamente. Gêmeos é o mais mutável dos signos de ar é extremamente versátil e exemplifica a impulsividade da primavera. Virgem é o menos estável dos signos de terra — sua mutabilidade anuncia as mudanças do outono e a colheita vindoura. Sagitário é o mais maleável dos signos de fogo — sua natureza filosófica, mas também jovial, confere o optimismo necessário para atravessar o inverno que se aproxima. Peixes, o quarto signo mutável, fala de mudança espiritual e do renascimento na primavera prestes a chegar. Representa o fim.


A PERSONALIDADE DOS SIGNOS MUTÁVEIS


As pessoas de signos mutáveis gostam de variedade e mudança e caracterizam-se pela adaptabilidade. São signos mais flexíveis que os demais. São os signos elementos de transformação, transmutação, alteração, mudanças, sabedoria, entendimento, que dão ritmo as coisas, que tem um envolvimento com o próximo, confere também sensibilidade, flexibilidade, versatilidade, mutabilidade, percepção e adaptação. São os signos do doar-se, submeter-se, do ser usado e servir ao próximo. Mas também inconstância, inércia e depressão.


Ficam facilmente entediadas e precisam de muita agitação. Para elas, as viagens são especialmente atraentes. Raramente se sentem mais felizes parados, do que quando estão em movimento; portanto, buscam a mudança de cenário com mais frequência do que a maioria. As pessoas nascidas sob signos mutáveis talvez não sejam as mais emocionalmente estáveis. Por outro lado, são muito flexíveis e, portanto, capazes de adaptar-se rapidamente a novas circunstâncias. As pessoas dos signos mutáveis entendem que a única qualidade constante da vida é a mudança. Sentem-se mal quando bloqueadas.



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!