terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Sila Tarot: Como Lidar com situações de Stress!


 
No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contacto com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo próprias. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de stress e cansaço na vida da pessoa.
A insegurança pode colaborar na pioria da situação, pois leva o indivíduo a esforçar-se constantemente em busca da satisfação do outro, ou satisfação interna. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa na sua vida, e quais os seus limites, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o stress e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobranças, tome atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.


Confira abaixo algumas formas de lidar com situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está a ser cobrado por terceiros. Diante de muita cobrança, poderá sentir desânimos, falta de força e de estimulo para cumprir o que lhe foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Quando fica a idealizar soluções pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.
 
 
3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que têm sempre atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e entrar em stress com o que lhe foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para pensar, do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando são pressionadas, pois questionam-se em todos os momentos, se vão dar conta do recado ou se tem condições de resolver o problema. Se está em determinada função é porque tem as capacidades para tal.
 
 
5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos seus actos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

6- Cuide da saúde: Tente perceber se o seu corpo está a mostrar sinais físicos de cansaço e desgaste, como dor de cabeça, insónia, dor de estômago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso não se esteja a sentir bem, procure primeiro um médico e depois um psicólogo.
 
 
7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxae e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra óptica e encontrar novas soluções.

8- Respeite-se: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte ao ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda ás pessoas mais próximas.


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