quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sila Tarot: A Pomba Gira No Terreiro da Umbanda!

 
 
Pomba gira, é uma entidade que atua na umbanda....as suas raizes remontam ao mito de lilith da mulher que não se submete aos homens.
Pomba Gira são das entidades mais polémicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Muito se diz sobre estas entidades: que foram mulheres da vida e que ao morrer se transformaram, que são espíritos demoníacos, que pervertem a sexualidade das pessoas, afastam casais, aproximam, enfim, todo tipo de adjetivos tem sido dada a essas grandes guerreiras do mundo astral. O que escrevo aqui sobre elas, é baseado nos meus anos de observação e convívio com a entidade, e obviamente poderá não ser a opinião de outros sacerdotes ou médiuns.

O conceito que formei sobre quem são elas é simples: são seres do mundo astral, guerreiras tanto quanto Exú, que estão bem próximas de nossa esfera humana, algumas já se reencarnaram e outras não. Conheço de perto a Maria Padilha, 7 Saias, Pomba Gira das Almas. Lembro-me que a Maria Padilha conheci uma médium que a incorporava, e ganho de um cliente como presente, uma enorme cobra. Quando o referido senhor foi entregá-la, vi a entidade pegá-la, enrolar-se em todo o seu corpo e fazer com que ela bebesse do mesmo champagne que estava a beber. De todas as vezes que a Maria Padilha vinha á terra, bastava abrir o viveiro e o réptil vinha ao encontro dela e ali permanecia ao seu colo todo tempo da sua presença na médium. Tive a oportunidade durante algum tempo de a ver bem, assim como as outras que pertenciam a várias médiuns do terreiro, realizarem inúmeros trabalhos: ajudar a vencer obstáculos, a ser feliz no amor, vencer problemas de saúde de desarmonia conjugal, e muitas outras mazelas que as pessoas vinham trazer e buscar auxílio.


A Pomba-Gira subdivide-se numa enorme legião onde cada qual tem seu nome próprio, conforme a sua área de actividade. Temos a linha das que pertencem às encruzilhadas como Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas, tendo a linha do cemitério liderada pela Pomba-Gira da Calunga, com a sua legião. Temos a linha das ciganas, lideradas pela Pomba-Gira Cigana, a linha ligada aos locais ermos, sendo liderada pela Pomba-Gira, Maria Mulambo, entidade muito perigosa e poderosa nos casos de demanda, pois todas as demandas que lhe são entregues, dificilmente deixa de ter bom resultado. Com relação as suas manifestações nos médiuns, normalmente como mulheres, suas legiões podem adoptar nomes femininos, como por exemplo: Pomba-Gira Rosa, mas pertencendo a esta ou aquela linha liderada pela chefe correspondente.

Não existem, conhecidos, filhos da entidade Pomba-Gira. Até há alguns anos atrás, afirmava-se que ela não incorporava em filhos homens, mas hoje vemos muitos médiuns masculinos que incorporam alguma delas. É muito comentado que médiuns que as recebem acabam por ficar com as suas vidas sexuais pervertidas, mas pela experiência do que assisti ao longo do tempo, essa perversão não existe, o que entra aqui em ação é o caráter do médium, que se aproveita do caráter sensual da entidade para expor os seus recalques subconscientes. Nunca conheci nenhuma mulher que desencaminhou a sua moral por culpa de sua Pomba-Gira, inúmeras vezes, cheguei a presenciar as Pombas Giras aconselhando as suas médiuns no bom caminho e no respeito aos seus companheiros. Nunca vi também nenhum homem transformar-se sexualmente por culpa das entidades, o que vi ocorrer foram mudanças vir à tona, mas já existentes no caráter do médium.




Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução. A sua força é guerreira, a sua vibração magnética é carregada de sensualidade e alegria, tanto que a sua chegada aos médiuns é sempre alegre, solta e sensual. Exú tem ligação com a força sexual criativa, e a Pomba Gira por sua vez com a circulação dessa energia criativa existente na vida e no Universo. Lamentavelmente a sua reputação tem-se tornado péssima devido a erros de incorporação dos próprios médiuns, que por falta de instrução de seus Babalorixas ou por deturpações pessoais as transformaram em seres com fama de depravadas, libidinosas e cruéis.

As suas oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champagne, de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim ou bom bagaço. A ela oferecemos charutos e cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, sempre em numero impar, mel, de licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim todos os aparatos que todas as mulheres gostam e prezam.

Os seus locais para oferendas são variados, conforme expliquei acima, tudo depende de qual delas é chamada para os seus pedidos. As suas cores predominantes são o preto e o vermelho, os seus colares também, as suas indumentárias, as saias rodadas pretas e vermelhas, blusas de brocado e muitos enfeites.

O importante ao invocá-las é sempre lembrar-se que, são entidades complexas de personalidade forte, e que nunca perdoam uma falta de palavra dada. O importante também é não invocá-las para trazer prejuízo a outrem, porque elas farão com certeza, mas a dívida kármica adquirida ficará por conta de quem as pediu.

Contam as lendas que podemos senti-las à noite pelas ruas, perfumadas e enfeitadas, percorrendo os caminhos dos seres humanos, os lugares ermos, os lugares movimentados, os locais onde tenham música e alegria.

Quanto ao seu aspecto sensual, faz parte de sua polaridade, não querendo significar com isso depravação ou perversão. Como disse atrás até hoje não conheci nenhuma mulher que tenha deixado de ser honesta por culpa de qualquer uma delas.

Se as nossas amigas do invisível, quando encarnadas, foram mulheres honestas ou não, creio não ser de nossa competência avaliar isso, pois usando uma frase comum, mas sábia, os caminhos de Deus são desconhecidos. O importante é que elas existem com certeza, e isto presenciei, assisti e convivi, e tenho-as como minhas lindas amigas guardiãs que me ajudam, no meu trabalho a auxiliar o próximo.

Para elas, o meu respeito e minha admiração, pela sua devoção em socorrer-nos a nós seres aqui encarnados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!