domingo, 24 de março de 2013

Sila Tarot: Os Poderes do Gengibre!

    Com folhas em forma de lança e raízes com aspecto característico e inconfundível, o gengibre é uma planta ancestral que, devido às suas propriedades, diz-se ser oriundo do Jardim do Éden. Zingiber deriva de uma palavra de origem Sânscrita que significa “forma de chifre”, em referência às promeniências na raiz da planta.
     
    Planta Nativa da Ásia, cresce ao longo dos trópicos, em especial entre a Índia e a China, sendo a sua propagação feita através da divisão da raiz. Desenvolve-se bem em solos férteis, necessita de muita chuva e chega a atingir 1,2 metros. O seu rizoma é retirado ao fim de 10 meses. Depois de lavado é posto de molho, sendo por vezes fervido e retirada a pele.
     
    Utilizado como especiaria devido ao seu aroma e sabor muito característicos, a raiz de gengibre é também usada medicinalmente com diversos fins. Rica em óleo essencial (2 a 3%) como o zingibereno, geraniol e linalol, possui ainda substâncias que lhe dão um sabor acre e picante: os gingeróis e soagóis (presentes na fracção resinosa), amido (60%), lecitinas, proteínas e sais minerais. Devido à natureza dos seus constituintes, o gengibre tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e o peristaltismo, sendo estas acções atribuídas às substâncias picantes.
     
    Além desta acção, o gengibre é também um excelente antiemético natural no combate aos enjoos das viagens. Tem ainda um efeito positivo em situações de problemas respiratórios (gripes e constipações), como excelente antiséptico e anti-inflamatório. Devido às suas características pungentes (picantes), o gengibre é também um estimulante circulatório, podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés.
     
     
    Mais Propriedades do Gengibre

  • Acelera o Emagrecimento: Termogênica, a raiz faz o corpo aumentar o gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura.
  • Evita Náuseas: sente enjoo ao viajar de carro? Beba 500ml de chá em pequenas doses um dia antes . No dia, mastigue pedaços do vegetal cru.
  • Afrodisíaco: a planta melhora a circulação, facilitando a ereção masculina. Nas mulheres, aumenta a irrigação de sangue no clitóris e na vagina, intensificando a sensibilidade no local.
  • Tem ação inflamatória e antisséptica: use um algodão embebido no chá para limpar feridas ou fazer compressas em regiões doloridas.
  • Dá firmeza aos músculos: Segundo pesquisa divulgada na Feira Farmacopeia, na Áustria, o consumo frequente de gengibre aumenta a firmeza e elasticidade muscular.
  • Previne doenças: o vegetal inibe o desenvolvimento de alguns tipos de cancro e problemas no coração.
 
Como consumir - chá ou pó:

  • Chá de Gengibre:

    Modo de Fazer:
    Leve 1/2 litro de água ao lume e aqueça até 37°C (com esta temperatura, ainda se coloca o dedo na água sem problema). Cuidado o gengibre perde as propriedades em água muito quente. Despeje a água sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tape e deixe em repouso cerca de 10 minutos.

    Gengibre em pó:

    Modo de Fazer:
    corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as a secar á sombra durante, pelo menos, uma semana. Depois,triture até se tornar pó. Dica: A duração em recipientes fechados é em média de seis meses, pode fazer em grande quantidade (aproximadamente cinco pedaços grandes).
    Atenção: sem exageros, em excesso, a ingestão de gengibre pode agredir a mucosa intestinal.
  •  
Se Gostou do que Leu, clique G+1

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!