terça-feira, 25 de junho de 2013

Sila Tarot: Ying / Yang - Energia I CHING


 
O I CHING descobriu que todas as formas de energia possuem 2 extremos e identificou-os como YIN e YANG.
No desenho acima, o ideograma à esquerda representa o YIN, a escuridão e o à direita o YANG, a claridade. Erradamente representados, pelo LUA e pelo SOL.

A luz, que é energia luminosa, pode se apresentar muito intensa, é o YANG, ou muito fraca, será o YIN.
A altura, que é energia potencial, pode ser bem alta, seria o YANG ou bem baixa, seria o YIN. Lugares altos como planaltos e topo de subidas, montanhas apresentam muita energia YANG, enquanto que lugares baixos, fundos de vale, proximidade de rios apresentam muita energia YIN.

O andar superior de um prédio tem mais energia YANG enquanto que o andar de baixo tem mais energia YIN.
Para descobrir se o que pensa, são os extremos YIN e YANG de uma mesma energia, aplique a Regra Básica do YIN-YANG:
Quanto mais YIN, menos YANG e quanto mais YANG, menos YIN.
Exemplo: Escuridão e Claridade são os extremos YIN e YANG da energia luminosa, pois quanto mais claro será menos escuro e quanto mais escuro será menos claro.
 
Alto e Baixo são os extremos YIN e YANG da energia potencial, pois quanto mais alto será menos baixo e quanto mais baixo será menos alto.
Da mesma forma, Duro e Mole, Forte e Fraco, etc.

Fazem-se associação com HOMEM e MULHER, dizendo que YANG é Homem e YIN, Mulher. Isso é uma comparação grosseira e equivocada, feita por algumas pessoas que não conhecem as bases do I CHING.
No Taoismo, YOGA, I CHING, FENG SHUI e em muitas outras iniciativas que encontramos na China, o fundamento é A BUSCA DO EQUILÍBRIO e o equilíbrio perfeito é representado pelo desenho símbolo do YIN-YANG.
 
 
O desenho representa o eqúilíbrio perfeito YIN-YANG onde encontramos os 2 extremos das energias que se entrelaçam harmoniosamente, uma na forma de alto relevo, representanto o YANG, e a outra na forma de baixo relevo, representando o YIN.
O sentido de circulação das energias é o anti-horário, de acordo com o sentido de rotação dos redemoinhos no hemisfério sul.

Os símbolos que apresentam o YIN-YANG girando no sentido horário só devem ser empregados no hemisfério norte.
No núcleo do YANG encontramos uma concavidade YIN, o que significa que mesmo no núcleo do YANG encontramos o YIN e, reciprocamente, no núcleo do YIN, encontramos um ressalto YANG significando, de forma análoga, que mesmo no núcleo do YIN é possível encontrar-se o YANG.
 
No comércio existem à venda símbolos do YIN-YANG fajutos onde, tanto o YANG como o YIN são representados igualmente por figuras em alto relevo. O YANG deve ser representado, obrigatoriamente, em alto relevo e o YIN em baixo relevo.
 
Se Gostou do que Leu, clique G+1

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!