quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sila Tarot: Cromoterapia - As propriedades curativas das cores!

 
As perturbações da saúde e as doenças resultam de um desequilíbrio, de uma desarmonia, cuja origem pode ser encontrada nos erros de higiene de vida ou nos golpes do destino: erros alimentares, falta de exercícios, emoções negativas, acidentes...

 As cores, aliadas a outras terapias naturais, permitem que nossa energia vital proporcione uma situação que facilite grandemente a auto-cura.
 
O corpo, sede da consciência, é composto de cinco elementos que devem estar num equilíbrio perfeito, de onde resulta a saúde física e mental. Esses cinco elementos são o ar, o fogo, a água, a terra e o éter (akash).
 
Cada elemento corresponde a uma vibração luminosa, a uma vibração sonora e a certas vibrações particulares dos alimentos. Se um desses elementos está enfraquecido, é preciso então estimulá-lo pelas cores, os sons e as medicinas naturais apropriadas (plantas, alimentos).
 
Basta utilizar vidros filtrantes, através dos quais a luz solar se tinge de cor. A seguir, expõem-se certas partes do corpo a essa luz colorida durante certo período de tempo.

Usam-se também, por via interna, óleos vegetais ou água que esteve guardada em garrafas de vidro da cor correspondente. Os iogues, aliás, desprezam esses processos físicos e contentam-se com o visualizar, pela meditação, as cores necessárias para a sua saúde. As cores têm uma influência física, emocional e psíquica sobre o nosso ser.
 
A cromoterapia não procura curar os sintomas, mas antes melhorar o estado geral e as necessidades particulares de cada um. Certas cores excitam o corpo, outras acalmam-no. Certas cores são adstringentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo (uma sala pintada de laranja parece “menor”). Outras cores são “dilatantes”, como o azul, o verde e o violeta.



O azul ajuda a exteriorizar, enquanto o vermelho permite que nos “concentremos”. Certas cores, como o vermelho e o laranja, elevam a temperatura de uma sala; são chamadas cores quentes. Pode-se ler as cores complementares fixando primeiro a cor e, depois, dirigindo o olhar rapidamente, para uma superfície branca. As cores exercem a sua influência de diferentes modos: exposição aos raios solares filtrados; exposição do corpo diante de lâmpadas coloridas; uso interno de água guardada em garrafas coloridas, uso de pedras preciosas, de alimentos, do meio ambiente.
 
Propriedades terapêuticas das cores:
Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados, sem febre. Retira o cansaço e ameniza dores reumáticas.

Alaranjado: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o optimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Traz alegria e boa disposição.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia as insónias.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Actua no sistema nervoso, veias, artérias e em todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Índigo (Azul forte): Ação coagulante. age diretamente na corrente sanguínea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação.
 
Se Gostou do que Leu, clique G+1 
 
Veja Mais:
 


Algumas dicas para as cores da roupa ...
Branco: vista branco quando estiver a necessitar de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.
 
Vermelho: Vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual, e é muito atraente.
 

Amarelo: Quando necessitar de tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

Laranja: Obter sucesso monetário.

Verde: Ganhar presentes, para diminuir o stress.

Azul: Para obter harmonia, paz e tranquilidade.

Violeta: Inspiração e imaginação.

Rosa: Para encontrar a felicidade e obter simpatia.

Preto: Elegância e afastar invejosos.

Marrom: É bom evitar usar roupas desta cor.

 

Se Gostou do que Leu, clique G+1

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!