quinta-feira, 20 de março de 2014

Sila Tarot: O Clima Influencia o Humor?


Existem estudos que demonstram a importância do sol para produção da vitamina D. Esta vitamina é produzida pelo organismo, através de alguns alimentos e processada através da nossa exposição ao sol. A deficiência desta vitamina pode trazer prejuízos para a saúde, e pesquisas demonstram que a produção da vitamina D previne doenças. O Clima tem muita influencia biologicamente e no estado de humor, principalmente em Países e regiões, com dias mais frios e escuros que duram meses consecutivos. (exemplo: Noruega, Suécia).
 
Na questão emocional, a maioria das pessoas associa o calor à vontade de passear, maior energia, mais vontade de se inter-relacionar, festejar e de se exercitar. Já no inverno e em dias de chuva, muitas pessoas ficam mais em casa, pensativos. Isto está relacionado com a forma como a pessoa “encara” os dias de calor e os dias de frio / chuvosos.
 
Se acredita que o dia é apenas proveitoso e bonito com sol, ficará “refém” do clima, para sentir sensações positivas no dia a dia. Provavelmente sofre e fica muito frustrado, se a sua memória e “crença” é de que os momentos felizes e importantes da sua vida, foram apenas em dias ensolarados.
 
É necessário desligar o pensamento de que quando os dias são nublados e chuvosos são negativos, e transformar esse pensamento em associações positivas:
 
  • Não crie barreiras ou pensamentos negativos para os dias mais frios, nublados ou chuvosos. De certeza que existiram bons momentos na sua vida com esse clima, mas acaba por se esquecer que foram em dias assim, ou desvaloriza.
 
  • Construa momentos felizes para dias como estes. Busque fazer algo que goste, uma atividade de lazer, exercício físico, ou um encontro com amigos, para dar aos dias nublados e chuvosos um novo e positivo significado.
 
 
Às vezes estes dias podem ser levados em conta, como dias mais tristes e de desânimo, por outra razão. Normalmente são dias em que tem de passar mais tempo consigo própria, levando a alguns momentos de reflexão sobre a sua vida, os seus comportamentos, os desafios, e as frustrações. É necessário e importante fazer essa auto-avaliação, reflexão, e auto-conhecimento, mas embora sendo mais propício nesses dias, não é essencial que se faça somente em dias chuvosos ou frios.
 
As pessoas que sentem grande desconforto e angústia por ficarem consigo próprias, a pensar na vida, deveriam ter algum acompanhamento psicológico, para que o médico as ajude a compreender, o que não conseguem ou se torna difícil de lidar. (transtornos e sintomas de depressão podem-se agravar em dias nublados/Frios/chuvosos).
 
Se Gostou do que Leu, clique G+1

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!