sábado, 19 de março de 2016

Sila Tarot: Porque Temos Medo do Compromisso?


Assumir compromissos e responsabilidades pode gerar angústia, incertezas, medos, principalmente se a pessoa não “amadureceu” para a “nova” situação.

Em vários momentos da vida acontecem mudanças. Por exemplo:

  • Começa a trabalhar ou passa a ter uma função diferente no emprego
  • Torna-se pai / mãe, alterando a rotina e o planeamento financeiro
  • Inicia um relacionamento mais sério (namoro, união de facto, casamento), que trazem dinâmicas diferentes á vida de cada um. Essas transformações modificam o quotidiano, e geram uma necessidade de se estruturar e planear o “novo” dia a dia.

Algumas responsabilidades e compromissos exigem: 

  • Saber confiar no outro
  • Responsabilizar-se por outra pessoa (exemplo: filho)
  • Mudar a rotina
  • Lidar com a possibilidade do fracasso

O desgaste emocional aumenta, quando tem dificuldade em se acostumar às mudanças, e assim pode ter comportamentos impulsivos. Surge a vontade de “largar tudo”, tentar fugir da sua própria vida. Muita vezes porque não se sente preparado, e o medo fá-lo evitar o “confronto” consigo próprio.

É mais provável a pessoa prejudicar-se a tentar fugir ás suas responsabilidades, do que enfrentar as dificuldades e ser responsável. Mesmo com a sensação de “escapar” dos problemas, é muito perigoso não pensar nas consequências, ao fugir. Além disso, a fuga afasta a possibilidade de amadurecer emocionalmente, de melhorar a sua forma de se relacionar e de se fortalecer para os próximos desafios da vida.

Haverão sempre haver fases na vida, que trarão mudanças, e por esse motivo é importante aprender a lidar com os sentimentos confusos. Para isso, é fundamental o “trabalho” emocional, para conseguir adaptar-se e interiorizar o novo “estilo” de vida.

Quando a pessoa se apresenta assim, perante uma dificuldade, é importante descobrir porque está a evitar as responsabilidades e tarefas do momento. Deverá tentar compreender e enfrentar esses desafios. A solução não é fugir dos compromissos, a solução é aprender a lidar com eles.

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

  
Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!