sábado, 23 de abril de 2016

Sila Tarot: O Que Fazer Para Controlar a Ansiedade e o Nervosismo?


Resposta: É importante identificar as causas que provocam seu nervosismo, sabe quais são? Qual é sua reacção quando acontece? Fica agressivo?

A sua reacção pode ser um modo de se defender, mas é preciso identificar as causas, pois de nada adiantam receitas prontas, para algo que pode estar relacionado com todo o seu histórico de vida.

Em relação à ansiedade, também é preciso identificar quais as causas. Respirar fundo é uma das técnicas mais importantes para relaxar.

A ansiedade caracteriza-se por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia-a-dia, causando muitos transtornos. É um estado afectivo, caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer.

Está relacionada com o futuro, o que virá-a-ser e não o agora. Nega o presente, o que tem agora. Tudo o que está relacionado com o daqui-a-pouco, o amanhã, é ansiedade. Quanto maiores expectativas, maior é a ansiedade.

Em pequenas doses é saudável, mas em demasia torna-se numa doença. Quando está extremamente ansiosa, dificilmente a sua mente vai agir a seu favor. Resultado: O seu desempenho decresce e o prazer e a sensibilidade ficam comprometidos.

Outro fator que desencadeia a ansiedade é a expectativa do que pode vir a acontecer. Começa a idealizar um futuro próximo e acredita que ele se vai concretizar da maneira como pensou, sem base na realidade. Acaba por se preocupar com algo irreal.


Métodos para controlar a ansiedade:

- Respirar profundamente;

- Conversar consigo próprio, mantendo o diálogo interno;

- Obter informação sobre o que o está a preocupar;

- Identificar os sintomas;

- Diminuir as expectativas;

- Viver e valorizar o presente.

Ao remoer o passado, deixa de parte o presente. Preocupar-se demais com o futuro pode reduzir a sua capacidade de ação no agora. Assim, nada é mais coerente do que viver o hoje.

- Identificar o que causa a insatisfação;

- Identificar se depende apenas de si modificar a situação, se depende de outra pessoa, ou se não há forma de mudar algo no momento presente. Isso é importante para que não desperdice a sua energia, nem o seu tempo, com aquilo que não pode mudar, ou possuir o controlo;

- Ter consciência que só poderá mudar o que depende de si;

- Tente ocupar-se e manter os seus pensamentos no momento presente, não se “pré-ocupando” com o que poderá ou não acontecer. Isso é desgaste de energia desnecessária;

- Permanecer no presente, permitindo-se sentir cada momento como se fosse único;

- Deixar de parte a necessidade de querer ter controlo sobre tudo, pode não ter controlo sob o amanhã, mas poderá ter controlo sob os seus comportamentos de hoje;

- Evitar relacionamentos negativos e/ou pessoas críticas: Receber atenções negativas é pior do que não receber qualquer atenção. Se convive com alguém que o faz sempre sentir-se sem valor nenhum, afaste-se dessa pessoa.

- Valorizar todas as suas conquistas. Tire proveito das suas experiências positivas, em vez de relembrar constantemente e/ou lamentar as negativas.

- Praticar técnicas de relaxamento;

- Fazer psicoterapia – auto-conhecimento;

- Acredite em si, isso faz toda a diferença.

O mais indicado é procurar um profissional qualificado – psicólogo - para o orientar, e caso seja necessário a prescrição de medicação para obter equilíbrio químico, poderá ser então, encaminhado para um psiquiatra.

“Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”. Só por hoje!!!


E Seja Feliz!...

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