sábado, 7 de maio de 2016

Sila Tarot: Ainda Não encontrou o Trabalho dos seus Sonhos? Faça já este Exercício!

Este é um exercício muito simples, mas é necessário foco e concentração para que realmente funcione. Assim sendo, escolha um dia no qual tenha bastante horas livres. Se não tiver horas livres durante a semana, prepare um dia no fim de semana. Se tiver filhos, leve-os para passar o dia na casa dos tios, avós, etc. Se tiver namorado(a)/ marido, diga-lhe para sair com os amigos. Se é o dia de jantar na casa da mãe/avó, invente qualquer desculpa. Eles irão entender. Este momento precisa de ser totalmente e absolutamente seu. Lembre-se: as respostas já estão do lado de dentro. Apenas precisa de silenciar todas as vozes ao seu redor para as poder ouvir. E isso pode levar algum tempo, principalmente nas primeiras vezes.

> Material necessário: Folhas de papel, caneta (e concentração).

1) Numa folha de papel, desenhe uma mandala. Ela será formada por um círculo maior ao centro, e outros 4 círculos mais pequenos á sua volta.


2) No círculo maior, irá escrever algo que para si, será realmente imprescindível para que seja feliz a realizar algum trabalho. Tem que ser aquilo de que nunca abdicaria. Ex: liberdade, flexibilidade, salário alto, home-office, contacto com pessoas/animais, espaço para exercer a criatividade, trabalho social, trabalho que envolva viagens, contracto de trabalho, etc.


Enfim, parece fácil, mas o desafio é justamente esse. Escolher uma prioridade entre várias outras coisas que são importantes para si. Se já refletiu sobre este tema anteriormente, vai conseguir escolher mais rapidamente. Se nunca pensou sobre isto, pode passar algumas horas a decidir. Não se preocupe: o que está a fazer é um investimento de tempo, que irá poupar muitas horas no futuro.

3) Nos outros 4 círculos á volta, escreva 4 outras coisas que também são realmente importantes para si no seu trabalho. Mais uma vez, gaste algum tempo a pensar. Se fizer o exercício sem foco, é melhor não começar, pois poderá deixá-lo ainda mais confuso no final.


4) Depois de ter montado a sua mandala, agora é a altura para determinar as prioridades reais. Só poderá manter 3 delas – e esse é o desafio. A prioridade do círculo central já está definida e não pode ser mudada. Precisará então de escolher 2 entre as 4 coisas que escreveu nos círculos externos.


Esta é uma parte muito importante do exercício, porque para conseguir ser bem sucedido em algo, é preciso determinar prioridades. Muitas pessoas não conseguem especializar-se numa coisa apenas, porque dividem o seu tempo em diversas outras, em vez de se focarem numa só e fazê-la resultar. Isso não quer dizer que não possa trabalhar com várias coisas durante a vida, mas significa que precisa de trabalhar á vez com com cada uma delas, para conseguir dar atenção total ao projeto.

5) Agora já tem 3 fatores que são essenciais para o fazer feliz no trabalho. Faça, então, uma lista com diversas profissões/funções que gostaria de realizar, e com as quais se imaginaria feliz trabalhando diariamente. Liste desde as mais óbvias, passando pelas mais absurdas, e também listando aquelas que nem existem ainda – mas que gostaria de criar. O próximo passo é ir riscando da lista todas as profissões que não lhe permitiriam manter os 3 itens essenciais para sua felicidade, os quais descobriu com a mandala.

Ex: Se uma das palavras finais da sua mandala era “contacto com pessoas”, irá riscar da lista todas as opções que não lhe permitam ter contacto com pessoas, e assim por diante.


No final, se fizer o exercício bem feito e com foco, vai conseguir ter nas suas mãos algumas opções preciosas, para que comece então a reprogramar a sua vida profissional focando-se mais na sua felicidade.

Este exercício da mandala pode ser usado para todas as áreas da vida, como por exemplo: Se não estiver feliz nos seus relacionamentos pessoais, se quiser comprar uma casa, se não consegue decidir para onde viajar primeiro, se quer adoptar um cão, enfim, dá para adaptá-lo aos mais diversos temas, e usá-lo como um precioso aliado, numa necessidade de fazer escolhas importantes na sua vida.




Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!