sábado, 14 de maio de 2016

Sila Tarot: Atitudes que o Ajudam a Esquecer os Problemas e a Descontrair!


As emoções positivas são despertadas, sempre que ouvimos uma música da qual gostamos.

Desde o momento em que acorda até a hora em que regressa para a cama, é preciso tomar decisões a todo o momento. Salvo as escolhas simples, como que roupa vestir ou o que fazer para o jantar, muitas decisões exigem certo nível de reflexão, já que as consequências dessa decisão, terão impacto na sua vida e até na vida das pessoas com quem convive. No entanto, segundo os especialistas, quanto mais nos concentramos num determinado problema, mais complicada é a sua resolução.

"Quando não paramos de pensar numa questão, a tendência é perdemos a objectividade e o discernimento mental que são necessários para que a consigamos solucionar...”

Existem pesquisas feitas que indicam que reflectir demais sobre uma situação pode ser extremamente prejudicial, levando a lapsos de memória e até à depressão.

"Quem não se desliga dos problemas não vive bem, porque desenvolve sintomas de stress, como insónias, taquicardia e ansiedade. Além disso, quando nos preocupamos, produzimos menos"

Assim, mesmo estando imersos em problemas –financeiros, amorosos, profissionais e familiares– vale a pena distanciar-nos da situação e deixar a cabeça pensar livremente, antes de decidir qual o caminho a seguir. E se acha difícil fazer isto, confira as dicas para desacelerar a mente e relaxar, mesmo diante de uma adversidade.

Mude a sua forma de ver as coisas

O ângulo pelo qual vê uma situação é capaz de aumentar ou diminuir um problema. Se olhar só pelo lado negativo, será difícil avaliar se o aborrecimento é realmente grave. Um modo de descobrir se está a dar demasiada a um problema é pensar a longo prazo. Quando algo acontecer, reflicta: Isto terá impacto na minha vida daqui a duas semanas ou num prazo ainda maior? Se a resposta for positiva, o problema merece atenção. Caso contrário, não vale a pena colocar tanta energia sobre esse problema.

Anote o que a incomoda

Se a sua cabeça está cheia de problemas e questões, tente transferi-los para o papel. Dessa maneira, torna-se mais fácil definir as prioridades do momento e identificar o que não é essencial resolver imediatamente. Essa é uma forma de dar uma folga á mente, de acordo com os especialistas. Isto porque, sabendo que o que é importante está anotado, não precisará esforçar-se para se lembrar constantemente dos problemas e das acções que está a pensar tomar para os resolver.

Conheça dez atitudes que geram ansiedade e aprenda a evitá-las

Deixar tudo para a última hora: O hábito de adiar compromissos importantes e deixar para fazer as suas obrigações, sempre que se vê na iminência de não cumprir um prazo, é um importante factor gerador de ansiedade. Da mesma forma, sair para um compromisso em cima da hora, pode fazer as emoções e ansiedade dispararem, afectando o equilíbrio de todo o organismo. É preciso planear os horários já prevendo o tempo de deslocação. Isso garante a tranquilidade necessária para cumprir todas as obrigações, dando a cada uma a atenção adequada.

Aceite os contratempos

Problemas e dificuldades vão sempre existir e terá de encontrar a melhor maneira de as resolver, sem sofrer tanto. E quanto antes admitir isso, tanto melhor. Penar para digerir um problema que já se estabeleceu, só aumenta a ansiedade e o nível de tensão no corpo e como consequência, diminui o bem-estar, a capacidade de gerir as crises e a clareza mental.

Tenha uma válvula de escape

Direccionar a atenção para algo que vai afastá-lo, pelo menos temporariamente dos pensamentos negativos, é ainda a melhor estratégia para se desligar dos problemas. A capacidade de fazer outras actividades, mesmo diante de situações complicadas, prova que controla os próprios pensamentos e não é controlado por eles.

Resolva um problema de cada vez

O nosso ritmo interno não deve acelerar de acordo com as demandas do mundo contemporâneo, que está cada vez mais agitado. Por mais eficiente que uma pessoa seja, inclusive para lidar com várias tarefas, ainda é mais fácil resolver cada problema individualmente. Assim, diante de muitos aborrecimentos, liste aqueles que têm mais urgência em serem resolvidos e só quando concluir um, é que passa para o seguinte.

Nunca se esqueça de respirar correctamente

É mais fácil acalmar a mente diante do imprevisível quando respiramos correctamente, de forma profunda e tranquila. A respiração que mais ajuda no relaxamento é a abdominal, que movimenta o diafragma. Para praticá-la, basta inspirar empurrando o abdómen para fora, e expirar encolhendo a barriga. Essa é a melhor técnica de relaxamento, porque pode ser feita em qualquer local.

Acredite em algo maior

Pode ter fé numa religião, em algo espiritual ou até mesmo material, como a ciência. Crenças positivas, no geral, ajudam a desligar dos problemas. Isto porque acreditar em algo maior que a própria existência, traz conforto e ajuda a dar significado às crises. Como consequência, torna-se mais fácil controlar a ansiedade e a tristeza.


Durma bem

Ter uma rotina saudável de sono, ou seja, dormir as horas suficientes para que o seu corpo se sinta renovado, ajuda a disciplinar a mente. O sono é reparador e faz com que acordemos bem dispostos. Torna-se assim mais fácil encontrar uma nova perspectiva para uma situação que anteriormente parecia sem saída. Quando dormimos bem, a tendência é lidarmos com as situações de um modo mais produtivo e decidirmos mais rapidamente e com maior objectividade.

Distraia-se com a música

Emoções positivas são despertadas, sempre que ouvimos músicas das quais gostamos. Quando ouve música, as áreas cerebrais envolvidas com as sensações de prazer e recompensa são activadas, o que não só nos distrai temporariamente dos problemas, como diminui o nível das hormonas de stress no organismo, reduzindo a ansiedade. Na dúvida sobre que música ouvir, invista em músicas instrumentais, já que a ausência da letra deixa a mente mais leve.

Concentre-se no presente

Viver com a cabeça no passado causa tristeza, assim como pensar demais no futuro traz ansiedade. A saída então, é pensar no hoje, mas sem demasiadas cobranças. É preciso ter em mente que embora muitas coisas não saiam conforme o planeado, nós procuramos sempre resolver os problemas de acordo com os recursos disponíveis no momento e o conhecimento adquirido até então. Por isso, não vale a pena crucificar-se em demasia diante de um dilema. E quando necessário, dê-se ao direito de pedir ajuda.



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