sábado, 14 de maio de 2016

Sila Tarot: Qual o Emprego que a Faria Feliz? Como Fazer?


E então, está pronto para começar? O processo é simples, mas não deixa de ser desafiador. Este procedimento pode ser usado em etapas diferentes da nossa vida, e eu própria já o utilizei diversas vezes. E por isso posso garantir que, se bem feito, o exercício de facto funciona e pode ajudá-lo a chegar mais perto dos seus sonhos.

E agora, ao trabalho:

1) Escolha um dia no qual tenha bastante horas livres, já que o exercício tende a ser longo. Se não tem horas livres durante a semana, separe um dia durante o fim de semana.

2) Crie um ambiente aconchegante. Acenda incensos, coloque música baixinha, sente-se num local confortável, crie um ambiente que o faça sentir-se bem e confortável. Desligue o Telemóvel e a Televisão. Evite ter de se desconcentrar ( não deve ter fome ou sede ou necessidade fisiológica nenhuma, ou nada de outro género, pois como estará numa situação na qual irá questionar os padrões da sua mente, e realmente entrar em contacto com o que realmente deseja, o seu cérebro pode tentar boicotá-lo, criando distrações para lhe retirar o foco. Não permita.

3) Pegue numa folha de papel e uma caneta. Divida a folha em duas colunas, formando uma tabela.

No lado esquerdo, escreva todas as coisas que gosta de fazer, mesmo que nunca tenha anteriormente imaginado que isso poderia sequer tornar-se numa profissão. Quanto mais específico, melhor. E quanto mais opções, melhor. O ideal é que consiga preencher no mínimo uma folha inteira. Se não sabe do que gosta, esta é uma boa oportunidade de o descobrir.

Ex:

"Gosto de experimentar novos tipos de café.

Gosto de cães, mas não dos doentes. Gosto de ter contacto com eles saudáveis.
Gosto de fazer penteados.
Gosto de dar conselhos aos meus amigos na área amorosa.
Gosto de conduzir.
Gosto de mexer em plantas."


4) No lado direito da tabela, pense em profissões, ou formas de ganhar dinheiro, que podem ser associadas com essas coisas das quais gosta. É Importante ir desde as profissões mais clássicas que já existem, como também deixar a sua imaginação livre e criar profissões. Muitas vezes o trabalho dos seus sonhos não existe, irá ter de criá-lo, assim como alguém criou as profissões que conhecemos hoje. Pense nas lacunas do mercado. Pense em necessidades que existem nessa área, mas que ainda não foram criadas. Ex, se gosta de ter contacto com cães, pense em coisas que desejaria que existissem, por exemplo, uma coleira luminosa para poder soltar o seu cão no parque de noite, sem que o perca de vista, etc.

Tente pensar no mínimo em 3 possibilidades de trabalho, para cada uma dessas coisas que gosta.

Ex:

"Gosto de cães, mas não dos doentes. Gosto de ter contacto com eles saudáveis.
Possibilidades de profissão: Passeador de cães, Banho e tosquia ao domicílio, criador de comidas saudáveis e naturais para cães, criador de uma coleira especial que brilha de noite, etc."

5) Tendo feito isto, agora passe por cada uma das profissões listadas, e tente visualizar-se a trabalhando nisso. Pense como se já o estivesse a fazer. No caso dos cães, imagine-se por exemplo, numa rotina de passeadora de cães. Como isso iria fazê-lo sentir-se? Seria feliz a passar os dias a levar cães a passear? Seria feliz com essa rotina? Neste momento, não pense em dinheiro. Sempre que trabalhar com algo que realmente ama, vai fazer isso melhor do que as outras pessoas, e automaticamente vai encontrar formas de ganhar mais dinheiro.

Faça um X ao lado das profissões que fizeram seu coração vibrar. Não tenha pressa, passe por cada uma delas com atenção, e sinta o que ela gera dentro de si, dentro do seu coração. As que não o fizerem sentir-se nada de especial, podem ser removidas da lista. Fique somente com aquelas que gerarem “borboletas no estômago”

6) Separe as opções que sobraram, e leve-as para outra tabela.

No lado esquerdo, escreva essas profissões, e depois crie mais duas colunas – uma para os Prós, e outra para os Contras.

Vá passando uma por uma, e anotando quais seriam os prós e contras. Mais uma vez, gaste tempo em cada uma delas. Lembre-se que fazer este exercício de forma séria e comprometida, pode eliminar anos de frustrações da sua vida.

Depois disso, veja aquelas que têm mais “contras” e elimine da lista. Mantenha somente aquelas cujos “prós” foram mais presentes. O ideal é que no final tenha pelo menos 3 opções. Pode acontecer também de forma diferente: Pode ficar tão encantado com uma opção, que não vai mais pensar nas outras. Será óptimo. Esse é o maior sinal. Siga em frente nesse foco.

Ou pode ser que sobrem muito mais do que 3 escolhas. Nenhum problema também. Refaça o passo 5 com essas opções, disponibilizando mais tempo nessa fase do exercício, para que consiga chegar ás opções que têm mais aspectos positivos para si.


Tendo feito isto tudo, terá nas suas mãos informações valiosas. Já não será um problema para si, perceber do que gosta, se tiver feito o exercício de forma correcta. Mais uma vez, reforço que o exercício só funciona se for feito sem pressas, deve dar-se tempo para ouvir a sua intuição, dar-se tempo para que o seu lado criativo assuma o controlo. Se for para fazer com pressa, nem comece. Só irá perder tempo, e vai ter em mãos mais uma desculpa dizendo que tentou e que não resultou. Só não resultará, se não se esforçar para isso.

Lembre-se: A sua vida é um resultado das suas escolhas passadas.

Com essas opções que sobraram da lista, chegou agora o momento de pensar mais profundamente sobre essas opções. Analise o mercado. Pesquise quem já trabalha com isso. Analise as lacunas. Descubra como foi a trajectória de quem conseguiu chegar lá e hoje vive daquilo que também é o seu sonho. Pense em como inovar, em como criar algo diferente, em como criar algo que as pessoas precisam, mesmo que elas ainda nem se tenham dado conta disso.

Repita o exercício quantas vezes forem necessárias, em diferentes momentos da sua vida, sempre que sentir que quer ir para outro caminho. Lembre-se, para sair da zona de conforto, é preciso fazer pelo menos uma coisa por dia, que o aproxime do seu sonho, caso contrário, já tem a certeza que está a boicotar-se.

Depois de atingir a ideia do que quer fazer, prepare-se para o trabalho duro. Nada é fácil, e para realizar um sonho, é preciso lutar por ele todos os dias.




Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!