segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sila Tarot: 14 Passos para Controlar a Sua Ansiedade!


1-Peça a pessoas da sua confiança, que avaliem como se tem comportado. Aceitar críticas é difícil para qualquer pessoa, mas esse feedback é importante para que saiba se o seu julgamento, combina com o dos restantes.

2-Uma dica importante para evitar que a ansiedade prejudique a sua vida e a sua saúde está no auto-conhecimento. Cada indivíduo deve monitorizar-se constantemente. Não reflectir sobre questões pessoais, pode ser um caminho para o abismo.

3-Tente viver os acontecimentos de agora. Do futuro pouco sabemos, o passado já se foi e não podemos fazer nada para o modificar.

4-Seja flexível consigo próprio. A ansiedade não evitará que as coisas aconteçam, ou que aconteçam mais depressa, portanto, busque controlar menos a sua própria vida. Não se acredite infalível, erros acontecem. Sempre que possível, não se leve tão a sério.

5-Defina prioridades. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo ou sozinho. Peça ajuda. Faça uma lista de prioridades, compatível com sua capacidade de execução. Muitos casos de ansiedade surgem em indivíduos que estabelecem metas além do que podem cumprir.

6-Praticar Yoga pode ajudar a retirar o foco no estado de ansiedade. Escolha um horário para se dedicar a si próprio, todos os dias.

7-Valorize o seu sono. Se as horas dormidas estão aquém do necessário, vá para a cama mais cedo. Uma dica é tirar a televisão do quarto, para não se distrair e acabar por adormecer mais tarde que o devido. É importante que se deite e acorde todos os dias á mesma hora e que durma durante 7/ 8 horas seguidas.

8-A prática frequente de actividades físicas é vital. Escolha a que mais lhe agradar, pode até ser uma caminhada, quando leva o cão para passear. E lembre-se: faça um check-up com um ortopedista antes de começar.


9-Sorria sempre que possível e fale preferencialmente sobre coisas boas. Não permita que sentimentos ruins o perturbem. Mas não deixe de chorar quando sentir essa vontade, não se reprima.

10-Tome um banho demorado e deixe a água cair-lhe sobre o corpo. A água corrente ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso, eliminando dores musculares provocadas pelo excesso de ansiedade.

11-Faça alguma actividade voluntária. Colaborar para o bem-estar das outras pessoas/animais, ajuda a distrair-se das suas próprias preocupações.

12-Tire umas férias. O ser humano precisa de tempo para aproveitar de forma prazerosa e saudável os momentos de recreação, seja com os filhos, esposa/marido, familiares, amigos ou a conhecer novos locais.

13-Faça alongamentos de 15 minutos, três vezes por semana (consulte uma orientação especializada). Esta actividade relaxa a tensão muscular, um dos factores que colabora para os quadros de ansiedade.

14- Devo ressaltar: A orientação profissional é insubstituível. A qualquer sinal de ansiedade que fuja do seu controle, procure um médico, pois pode precisar de medicação específica para tratar a ansiedade e os seus efeitos. Da ansiedade (um estado psicológico) podem advir sintomas ou patologias físicas, se não for tratada.


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