sábado, 28 de janeiro de 2017

Sila Tarot: Porque Devemos Dizer Não?

"Se nunca diz NÃO, o seu SIM não vale nada".


Muitas pessoas enfrentam problemas e dificuldades no seu dia-a-dia por uma razão muito simples: A incapacidade de dizer não. Dizem frequentemente sim, a pedidos e exigências alheias absurdas, quando na verdade preferiam, ou gostariam de dizer não.

Porque isto acontece?

São vários os factores por trás dessa incapacidade: O medo de ser rejeitado, a necessidade de obter sempre a simpatia dos outros, uma dificuldade em enfrentar conflitos e uma baixa auto-estima.

Na realidade, temos a ilusão de que dizer que sim é uma forma de assegurar o afecto dos outros mas, por vezes, é ao contrário: saber dizer um não oportuno faz maravilhas quanto a ganharmos o respeito e consideração alheios.

Curiosamente, um não que é "não, e pronto" pode ser mais bem visto do que um não cheio de desculpas – pois dá a sensação de que pode haver razão para a pessoa se sentir culpada.

Neste caso, não há motivos para ter problemas de consciência desde que nos asseguremos dos nossos direitos e da justeza em afirmá-los.

O resultado dessa atitude é que acabam acumulando tarefas, dedicando-se a coisas que muitas vezes não tinham vontade de fazer, em detrimento de suas próprias necessidades e desejos.


Isso acaba por trazer uma dificuldade em cumprir todos os compromissos, gerando stress e frustração, e fazendo com que o ressentimento contra a vida cresça.

Para sair desse círculo vicioso, é preciso primeiro que tudo, analisar com cuidado as causas dessa incapacidade de dizer não. Isso exige um trabalho minucioso de investigação interior, que lhe permitirá descobrir o que na sua história de vida, determinou tal comportamento.


Outro caminho é reflectir sobre suas próprias necessidades e saber distinguí-las daquilo que lhes foi imposto pelas outras pessoas. É claro que todos nós temos obrigações na vida, responsabilidades que nos cabe cumprir mesmo que nem sempre sejam de todo agradáveis.

Entretanto, é preciso determinar claramente quais as nossas próprias prioridades e recusar aquilo que não se enquadra dentro delas. Desse modo, poderemos evitar ao máximo aceitar tarefas que não sejam imprescindíveis para o nosso próprio bem-estar.

O amor por si próprio e o cultivo da auto-confiança são importantes antídotos contra a incapacidade de dizer não. Comece por recusar-se a comprar coisas inúteis de que não necessita, sem se deixar dominar pela insistência do vendedor.

Diga não a pedidos abusivos como por exemplo, o daquele colega que vive a pedir dinheiro emprestado, mas jamais se lembra de devolver.

Experimente, é preciso começar de algum modo. Com a prática, isso se tornará cada vez mais confortável para si. E um belo dia, sem perceber, estará a dizer não a um relacionamento afectivo abusivo, recusando-se a ser explorado pela família ou pelos amigos e tornando sua vida bem menos atribulada.

... Um único momento de autenticidade é melhor do que uma existência inteira de vida inautêntica. Portanto não tenha medo.

Ser autêntico significa permanecer verdadeiro consigo mesmo.


Como permanecer verdadeiro?

Lembre-se sempre de três regras:

Uma, nunca dê ouvidos a ninguém quando dizem o que deve ser. Ouça sempre a sua voz interior, o que gostaria de ser; de contrário vai desperdiçar a sua vida inteira.

Ser autêntico significa ser sincero consigo mesmo.

A segunda regra mais importante – só se cumprir a primeira regra, poderá cumprir a segunda – nunca use uma máscara. Se estiver com raiva, mostre a sua raiva. É perigoso, mas não sorria, porque isso é ser falso. Mas ensinaram-lhe que quando está com raiva deve sorrir. Então o seu sorriso torna-se falso, uma máscara – simplesmente um movimento dos lábios e nada mais. O coração cheio de raiva, veneno, e os lábios sorrindo; Tornar-se-á um prodígio de falsidade.


E a terceira regra sobre a autenticidade... permaneça sempre no presente, porque tanto do passado quanto do futuro é que vêm todas as falsidades. Porque o que passou, passou; não se preocupe com isso e não o carregue como um fardo; de contrário ele cairá sobre o presente e o destruirá. Seja verdadeiro em relação ao presente; então conseguirá será autêntico. Estar aqui e agora é ser autêntico. Nem passado nem futuro – o momento é tudo.

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)


Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!