sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sila Tarot: Como Lidar/Superar as Saudades?


As saudades são um sentimento comum, todos nós sentimos. Cada pessoa sentirá de forma diferente, devido ás suas próprias lembranças e estrutura emocional.

Normalmente as saudades tem relação com:

1 - Sentir-se protegido, porque tinham a pessoa ao seu lado.

2 - Menos responsabilidade, e mais tempo para si.

3 - Sentia-se valorizada através do olhar do outro. Quando já não tem esse olhar, sente a sua identidade abalada.

Muitas vezes as pessoas tem saudade não só do outro, mas do que ela era ao lado do outro (sentia-se completa, mais confiante, segura, …). Mas estar longe do outro, dá-lhe a oportunidade para se “reconstruir”, reafirmar a sua personalidade, reflectir sobre “quem eu sou” e aquilo que “eu quero”.

É comum idealizar “um passado” que talvez nem sequer tenha existido. A maturidade emocional e o grau de auto-conhecimento, irão influenciar a forma como a pessoa conduz este estado emocional – As Saudades:

1 - Positiva quando a pessoa se lembra dos bons momentos, fortalecendo-a emocionalmente e motivando-a para novos desafios e conquistas.

2 - Negativa quando fica presa ao passado, paralisada, não consegue viver o presente, sem objetivos. Acredita que não conseguirá ser feliz como era no passado, prejudicando a sua vida social e profissional.



Esse sentimento tem inter-relação em saber-se lidar com a perda, com a ausência. As perdas fazem parte da vida, é necessário aprendermos a lidar com isso. Alguns têm mais dificuldades em adaptar-se e aceitar a nova realidade, a rotina, lidar com a própria solidão e carências (normalmente os que têm baixa autoestima, inseguranças, sensação de ser rejeitado, que são carentes).

Algumas pessoas dizem “sinto saudade de coisas que nem vivi”. Essa sensação é gerada quando a própria pessoa cria expectativas sobre o seu futuro, de quanto ganharia no trabalho, de como seriam os seus relacionamentos e a sua vida, e de repente percebem que não foi realmente da forma que tinham imaginado, ficando frustradas. Então estas saudades seriam uma expectativa frustrada sobre a própria vida, pois não saiu do modo como gostaria. É natural ficar triste em alguns momentos, mas quando a pessoa tem chora frequentemente, se sente bloqueada, isolada, deixa de fazer as suas coisas, é necessário que procure acompanhamento psicológico. Sintomas de depressão são sinais de que há algo mal resolvido por traz do sentimento, saudades. Por isso é importante reflectir sobre o real significado das “suas” saudades.



Dicas para lidar / superar as saudades:

1 - Reinventar-se, reconhecer-se como uma nova pessoa, nesta nova fase da vida. Voltar a ser feliz, escrever novos capítulos da sua vida.

2 - Valorizar-se, reconhecer o seu potencial ou habilidades.

3 - Encarar as feridas emocionais e os seus próprios sentimentos.

4 - Buscar fontes de prazer de forma saudável, ética e plena.

5 - Criar novos desejos e metas para o futuro.

6 - Aceitar o que não pode ser mudado.

7 - Cultivar relações (amigos, namorados / casados, família) com qualidade

8 - O segredo não é esquecer-se, mas sim, saber conviver com a ausência e com as saudades.


MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!