sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sila Tarot: Tem Dificuldades em Reconhecer as Suas Emoções? Como Mudar?


Existem pessoas que tem dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos e acabam por sofrer emocionalmente. Para desenvolver o auto-controlo e auto-conhecimento, primeiro tem que entender o que se passa “dentro de si”, acolher as suas próprias percepções e emoções, sem distanciamento ou fuga.

Para passar a ter um maior auto-conhecimento, sugiro alguns exercícios. Uma forma de começar seria escrever sobre as frustrações, decepções, vontades, interesses, dores, acontecimentos, enfim, as sensações e os sentimentos que pode ter e estar com dificuldades em lidar.

Por exemplo:

1 - O que sentiu com determinada situação (quando se irritou, ou “fechou”, ficou chateado, triste…)? Porquê? O que o incomodou? O que está por “trás “ dessas emoções (lembranças, decepções, baixa auto-estima, etc.) ?

2 - Quais são os sentimentos em relação a si e aos outros?

3 - O que gosta? O que não gosta?

4 - Tem dificuldade em dizer “não”? Porquê? (deve trabalhar formas de estabelecer limites com as pessoas e dizer “não”)

5 - Que sentimentos provoco nos outros com esta postura? Como posso melhorar e mudar isso? (tentar ouvir os sentimentos do outro é um passo)


É fundamental que se comprometa consigo própria, responsabilizar-se por ter essa acção, para conseguir perceber o que está a gerar esses sintomas emocionais (irritação, ansiedade, tristeza, stress, desânimo, ciúmes, etc.) Desta forma, pode aprender a lidar com os seus sentimentos, sentindo-se melhor, reflectindo positivamente no seu dia a dia. Essa postura ajuda no amadurecimento emocional, no bom relacionamento com os outros e no sucesso profissional.


MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!