sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sila Tarot: Como Lidar com o Luto?


A morte traz sensações e emoções muito fortes, de impotência e de falta de controlo sobre a vida. É preciso ter a consciência da dor da perda, para começar a lidar com a morte.

Cada um sentirá, demonstrará e enfrentará a morte do seu modo. Esse modo vai ser influenciado por várias coisas, inclusive pela forma como a pessoa morreu. Assim como, o que ela representava para si, o tipo de relação e proximidade que tinha com ela.

Reflicta:

1 - Essa pessoa, representava força e vitalidade, era a pessoa falecida que tornava a sua vida interessante e divertida.

2 - Era alguém que dependia de si, e por isso retirava-lhe o foco na sua própria vida, e assim não precisava olhar para dentro de si próprio?

3 - Ou essa pessoa representava-o. De alguma forma assumia, resolvia as coisas e os problemas por si?


  • O motivo do medo e da dificuldade em lidar com a morte, que por vezes até já aconteceu á vários anos, pode ser por várias questões, e que não tem necessariamente a ver com a morte de outrém, mas sim com a sua própria vida:

1 - Será que sabe viver? Conhece realmente o que dá sentido á sua vida, actividades que o fazem sentir-se feliz?

2 - Como anteriormente lidou e lida actualmente com as perdas (não só mortes, mas também mudanças de emprego, términos de relacionamentos, etc.…)?

3 - Será que algo na sua vida já não estava bem e que acabou por se apegar a essa morte para não encarar as suas questões emocionais pendentes?

Será necessário reaprender a viver depois de uma perda. As coisas não voltarão a ser como antes, de algum modo, serão diferentes. Será preciso aprender a lidar com a ausência do outro.

Lembre-se das coisas boas que a pessoa “deixou” antes de morrer. Dessa forma, a pessoa poderá permanecer presente na sua vida, de forma positiva. Estará a cultivar a essência dela, o que existia de bonito e positivo naquele que partiu.

É importante permitir que os demais lhe dêem ajuda e apoio emocional. Se afastou ou não tem sequer nenhuma relação com outras pessoas, é fundamental que as procure, que vá buscar esse espaço e que crie oportunidades para passar a ter relações sociais. Isso irá ajudá-lo no seu processo de lidar com a perda / morte.


Cada um de nós tem a sua forma de pensar… independente das suas crenças, é essencial cultivar a sua espiritualidade, o seu “eu” interior.

É capaz de enfrentar essa dor. Se não está a conseguir, é fundamental o acompanhamento com um psicólogo, para que a ajude e para que reaprenda a viver.

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

Se Gostou do que Leu, clique G+1 ( = Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!