sexta-feira, 5 de maio de 2017

Sila Tarot: Conheça a Filosofia Nativa – O Xamanismo!


O que Significa o Xamanismo?

Faz parte desta filosofia, estarmos ligados com a mãe-natureza e o universo. O Xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos sobre o fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.

A sua origem não tem raízes históricas ou geográficas exactas, é na realidade um conjunto de ensinamentos milenares, que através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram passadas até aos dias de hoje.

Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e os seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc.

Pode–se considerar o Xamanismo como uma verdadeira arte de viver.

Ao observarem o ciclo da natureza e as suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber a sua conexão com o todo. Desta forma, abriram-se para a aprendizagem daquilo que realmente somos, e tornaram-se capazes de elevar a consciência e de se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter a plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração dos seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.


A prática do Xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direcções sagradas, rituais, jornadas xamânicas, contacto com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.

Actualmente, está a existir um resgate dos conhecimentos do Xamanismo, a fim de serem aplicados no dia a dia, buscando elevar a consciência e alcançar novamente o equilíbrio.

O xamanismo tem como objectivos básicos: Reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multi-dimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com os seres espirituais, limpeza dos corpos físico e subtis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, consciencialização do aspecto espiritual de cada um, e da sua inter-relação com a natureza e com o planeta a que pertence, activação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas, curas e prevenção de distúrbios e doenças.

O conceito básico da cura xamânica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".

“Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis, os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza. A era de ouro reconhece as coisas vivas, de um ponto de vista em que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação da sua força de trabalho: Na Natureza, cada criatura existente, manifesta um aspecto da inteligência e poder do Grande e Eterno criador...”

Bibliografia: "Os ensinamentos secretos de todas as Eras"

O Xamanismo  é um conjunto de crenças ancestrais  que engloba práticas de magia e evocações para estabelecer contacto com o mundo espiritual.
O xamanismo é uma percepção religiosa que confere ao xamã, a capacidade de entrar em transe e se conectar com o mundo espiritual. Essa conexão o capacita para curar doenças, influenciar a natureza, facilitar a caça, adivinhar segredos, predizer o futuro, afastar o mal ou exercer funções de um sacerdote. O xamã consegue fazer uma viagem a outro mundo, através da recepção de uma natureza transcendental ou através da sua transformação num outro ser.
Essas manifestações são características dos povos siberianos da Ásia setentrional, além de outras tribos indígenas em todo o mundo, onde existe a essência dessas manifestações com base na observação dos sinais da natureza e na intervenção de um xamã. Apesar do verdadeiro xamanismo ter sido desenvolvido entre diversos povos da Sibéria e Ásia Central, é sabido que na América, no Sudeste da Ásia e na Oceania onde existem essas práticas religiosas.
O xamã é o líder espiritual em quem as comunidades reconhecem capacidades sobrenaturais. É uma figura poderosa que estabelece uma ponte entre o mundo natural e o espiritual. A ele são atribuídos poderes de magia, profecia e cura.
Esse conjunto de práticas transformou-se numa filosofia de vida, através da qual as pessoas buscam equilíbrio, conhecimento, tranquilidade, bem-estar físico e espiritual. A sabedoria milenar e os ensinamentos passados através de gerações, levam o praticante a experimentar uma transformação interior.
As novas vertentes do xamanismo denominadas neo-xamanismo ou xamanismo urbano são baseadas no conhecimento das antigas tradições que entram em harmonia com o mundo actual. As práticas e técnicas usadas no xamanismo incluem danças, canções, batidas de tambores e outros instrumentos musicais, meditação, discussão, partilha de conhecimentos, testemunhos e histórias.

Xamanismo e os Animais

Os animais têm uma grande relevância no mundo do xamanismo, pois de acordo com esta prática, um indivíduo pode descobrir o animal guardião que existe no interior de cada um. Esse animal guardião pode também ser conhecido como o animal de poder, aliado totem, nagual ou espírito protector.

Cada um desses animais possui características diferentes. por exemplo, o lobo representa aptidões sociais, fidelidade, generosidade, amor e capacidade de ensinar. O urso está relacionado com o inconsciente, e representa os instintos. A coruja representa o caminho para a sabedoria e em algumas tradições pode ser portadora de boas ou más notícias.


MARQUE AQUI A SUA CONSULTA: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html


Se gostou do que Leu, clique G+1 (= Gosto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!