sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sila Tarot: Dicas para Dividir e Organizar as Tarefas em Família!

Normalmente é a mulher/ mãe quem assume grande parte (ou toda) a responsabilidade na limpeza e organização da casa. Fica sobrecarregada e sente-se muitas vezes desvalorizada, desrespeitada e cansada. Isto acontece quando os outros moradores não colaboram (alguns chegam a nem limpar sequer, o que desarrumam ou sujam). Esta situação pode causar conflitos, prejudicar e afastar a relação entre os pais e filhos, e entre o casal.

Para melhorar, é preciso existir respeito e companheirismo entre todos, sendo fundamental o esforço e comprometimento da família. As mudanças nem sempre são fáceis e podem não ser bem aceites. É preciso sentarem-se e conversarem, para que em conjunto procurem formas de entendimento válidas para todos, e assim (juntos) encontrarem as devidas soluções.

É preciso tomarem cuidado para que as conversas se foquem nas soluções, e não nos problemas. É interessante e importante, fazerem uma reunião, em que cada um possa falar e assumir as suas responsabilidades. No caso da organização da casa:

Primeiro – É importante escrever as tarefas necessárias.

Segundo – separar as actividades, colocando o “grau de dificuldade” de cada uma. Dessa forma, torna-se mais fácil analisar, quem pode fazer o quê (conforme a faixa etária e a disponibilidade de horário de cada um).

Terceiro – Dividir as tarefas de forma justa, para que ninguém fique sobrecarregado (a família pode revezar as actividades. Cada semana, um dos membros responsabiliza-se por uma tarefa diferente).

Por último – Escrever todas as tarefas da casa numa cartolina/poster, preencher o nome de quem será responsável por cada actividade, e todos assinarem, reforçando o compromisso.

Para que resulte, é necessário lidarem com as expectativas. É importante a mulher/mãe, compreender que talvez nem tudo saia da forma que gostaria. Não que as coisas devam ser feitas de “qualquer maneira”, mas para as coisas acontecerem:

Não ser muito crítica e perfeccionista, porque se for sempre dito que “não está nada bom”, os outros perdem o estímulo/entusiasmo. A perfeição, adquire-se com a tentativa-erro. Com o tempo melhorará.

Também nunca ceder e fazer as tarefas pelos outros, porque assim eles não vão assumir as suas actividades.


Quando a família consegue conversar e fazer o combinado, fortalecem-se os laços. Passam a ser mais unidos e criam maior respeito entre si.

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA Tarot+Cartomância: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html

Se Gostou do que Leu e para que eu publique mais temas semelhantes (no site), clique G+1= Gosto - É anónimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!