sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sila Tarot: Segredos para Lidar com a Pressão e o Stress do Dia-a-Dia!


Saber lidar com as outras pessoas, nem sempre é uma tarefa fácil!

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contacto com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite, ocasionados por influências externas. É importante estar vigilante para perceber se além da pressão externa, não estará acumulará também cobranças internas.

Existem pessoas demasiado perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas, e que costumam viver em constante cobrança consigo próprias. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de stress e cansaço na vida dessas pessoas.

Supere o stress e viva em paz consigo!

A insegurança pode colaborar na pioria da situação, pois leva o indivíduo a esforçar-se constantemente em busca da satisfação de outrem. Mas é preciso pensar e considerar, qual é a importância da aprovação externa na sua vida, para que o desgaste seja diminuído. 
Para evitar o stress e o desgaste, que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobranças, tome atenção nas suas acções e procure incorporar novas atitudes.

Formas para lidar com situações de pressão:

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo, que já está a ser cobrado por terceiros. Diante de muitas cobranças, poderá sentir desânimo, falta de forças e de estímulos, para cumprir o que lhe foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica, a melhor forma de resolver o assunto e parta para a acção. Ao apenas idealizar soluções, pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais, a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia, para partir para a acção.

3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que têm sempre atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com essas pessoas, repense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e stressar-se com o que lhe foi dito. Pense que naquele momento, pode haver outras questões mais importantes para o preocuparem, do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: As pessoas inseguras sofrem muito quando são pressionadas, pois questionam-se em todos os momentos, se vão consegui fazer ou se tem condições para resolver o problema. Se está em determinada função é porque tem capacidades para tal.

5- Analise e assuma a responsabilidade pelos seus actos: Diante de um conflito, reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e se necessário, peça desculpas.

6- Cuide da saúde: Procure perceber se o seu corpo está a mostrar sinais físicos de cansaço, como dores de cabeça, insónias, dores de estômago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração, etc. Caso não se sinta bem, procure primeiro que tudo, um médico e se necessário um psicólogo.

7- Tenha momentos de descontracção e prazer: É importante ter momentos que lhe proporcionem descontracção. Permita-se desligar dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra perspectiva e encontrar novas soluções.

8- Respeite-se: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte, a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco, a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além dos seus limite, reconheça e peça ajuda a pessoas próximas.

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