sexta-feira, 7 de julho de 2017

Sila Tarot: Como Lidar e Dominar as Crises de Pânico?


1. Respire . Durante as crises de pânico a respiração torna-se muito alterada, o que piora muito o estado geral. Inspire lentamente pelo nariz, retenha por pouquíssimo tempo o ar nos pulmões e exale também lentamente pelo nariz. É muito importante que o tempo em que o ar sai, a expiração, dure o dobro do tempo que levou para entrar. Se inspirou, por exemplo, por 2 segundos, a expiração deve durar 4 segundos. Mantenha essa respiração controlada por 30 a 60 segundos. Treine antes das crises.

2. Incomoda mas não mata. Sintomas de pânico são muitíssimo desagradáveis, mas não levam ninguém á morte. Tenha sempre presente que a sensação ruim não significa que alguma doença grave está presente, especialmente depois que algum médico o assegure disso.

3. Mude o foco da atenção. Ao invés de ficar focado nos sintomas, procure desviar a sua atenção para alguma outra coisa, um cenário, uma foto, ou alguma imagem relaxante que você tenha de algum local que conheceu. Se ficar focado ou continuamente a dar atenção aos sintomas só criará mais medo e o ataque de pânico tende a demorar mais tempo a passar.

4. Não fique muito tempo sem comer. Mesmo 3 ou 4 horas sem se alimentar, pode provocar queda dos níveis de açúcar no sangue e provocar uma crise de pânico. Coma periodicamente, não faça um jejum prolongado.

5. Seja selectivo com as notícias e informações que procura. Não estimule o seu cérebro com catástrofes desnecessariamente, por exemplo, com notícias em que não pode fazer nada a respeito para ajudar e só servem para colocar o seu cérebro em alarme e facilitar mais crises. Por ex: Deixe de ver noticiários.

6. Restrinja/modere a cafeína. Café no máximo 4 por dia, sendo que o último até as 17 horas, ou pode provocar insónias. Excesso de cafeína pode, isoladamente, provocar crises de pânico.

7. Não tente guardar tudo na memória. Faça uma lista simples do que tem que fazer durante o dia e vá assinalando/riscando á medida que conclui essas as tarefas. Se não fizer isto, vai criar um sentido de emergência indefinido que irá gera muita ansiedade, o que só piora tudo.


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