sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sila Tarot: Como Enfrentar os Fantasmas e Traumas do Passado?

Lidar com os traumas

As pessoas costumam descrever a experiência relativamente aos seus traumas de infância ou eventos traumáticos, como se fossem imagens passadas de um filme, que não conseguem desligar. Ao analisar melhor vai perceber que essas “imagens” tendem a aparecer quando está apreensivo ou quando alguma coisa lhe trás lembranças do trauma vivido.

É possível parar as más lembranças?

Será possível interromper esse filme que passa frequentemente na sua cabeça? Sim! É o dono da sua mente, e quem escolhe no que quer pensar. As más lembranças parecem tão reais, porque as encoraja, reforçando-as (ao relembrar)em vez de as reconstruir? Para isso é estritamente necessário que compreenda o que se passou, para que se corrija, e se transforme em algo com uma carga menos pesada. É claro que reforçar um trauma ou má experiência, não é algo espontâneo, tão pouco consciente, porém faz isso cada vez que dá ouvidos aos seus pensamentos preocupantes, relacionados com o trauma. Não pretendo culpabilizar de forma nenhuma, mas sim, que tenha a consciência que tens na suas mão a cura do seu problema.

Como desligar as lembranças do trauma

Os Traumas ganham força em cada momento que são lembrados (revividos), por isso é necessário que se quebre o ciclo das revivências. É preciso que rejeite e pare as más memórias, assim que elas surgirem na sua mente, pelo menos até ser capaz de elaborar e dar um novo significado a essas imagens e sensações.

Existem alguns exercícios criados para forçar os maus pensamentos a saírem da zona consciente da mente:

Escreva a sua experiência

As revivências costumam carregar sentimentos confusos e conflituosos, são alias são esses sentimentos aliados á incapacidade de compreender o que se passou os responsáveis, para que o traumatizado se torne um prisioneiro do passado.

È provável que em conjunto com as memorias sinta:
  • Sensação de que de certa forma o que aconteceu foi culpa sua ou que mereceu isso.
  • Vergonha do que aconteceu ou de não conseguir esquecer
  • Raiva e desejo de vingança 

Enquanto não elaborar esses pensamentos, eles irão repetir-se, o que não pode ser dito não é esquecido (por isso as pessoas fazem esta a analise).

Escreva os seus pensamentos e memorias relacionados ao trauma, vê-los numa folha vai ajudar a compreendê-los melhor. 
Converse com alguém

Provavelmente a sua maior vontade é esquecer o seu trauma emocional, por isso acredita que conversar sobre ele só iria atrapalhar, ou então pensa que ninguém se interessaria em ouvir o seu problema. A verdade e que a opinião de outra pessoa, pode ajudar a mudar a forma como encara essa experiência. É possível também que não se lembre perfeitamente do que aconteceu, que o trauma retorne como flashes indistinguíveis entre a imaginação e a realidade. Ao conversar com outra pessoa, irá compreender melhor o seu problema.

Prossiga com a sua vida

Não pare de realizar as suas tarefas do quotidiano por causa desse trauma, continue a trabalhar e a produzir. Quanto mais tempo livre tiver, maiores são as probabilidades de reviver as más lembranças. Manter-se produtivo também vai ajudar a sentir-se bem consigo mesmo e a combater a baixa auto-estima e depressão que de forma comum, se seguem aos traumas psicológicos.

Enfrente os seus medos

O trauma é uma experiência limitadora por fazer com que a pessoa, evite ir a locais e realizar tarefas que relembrem a experiência traumática. Isto é algo comum e natural durante algum tempo, mas se esses sentimentos se tornam muito fortes, eles passam a impedi-lo de fazer as coisas que gostaria e de viver sem restrições. O trauma não o deve impedir de tentar coisas novas, nem impedir de fazer o que gosta ou precisa para se sentir realizado.


Como vencer os medos gerados pelos traumas

Um passo de cada vez

Não tente forçar as sua melhorias rapidamente e de uma só vez, pois pode gerar situações catastróficas. Ao invés disso, divida os seus desafios em pequenos passos. Torna-se difícil colocar aqui um exemplo que englobe bem todos os traumas, mas o conceito é que se aproxime do seu medo inicialmente numa posição segura e ir diminuído essa distancia gradualmente, até que o temor seja totalmente controlado.

Por exemplo, alguém que teme voltar a determinado local:

  • Faça o trajecto que o leva a esse local
  • Cada vez que for, aproxime-se o mais possível que conseguir, desse local
  • Aproxime-se um passo a mais, cada vez que voltar
  • Toque na porta
  • Gire a maçaneta da porta
  • Entre por alguns instantes

A cada etapa bem sucedida, terá mais confiança para realizar a próxima, caso não consiga volte para a anterior e repita até se sentir pronto para a próxima etapa. O importante é que não se dê por vencido.

Imagine-se a ter sucesso

Traumas psicológicos, principalmente os de infância deixam gravados nas nossas mentes a ideia de que não somos capazes, de que não merecemos ou não conseguiremos, fazer certas coisas. Por esse motivo precisamos de apagar essa programação e a forma mais eficaz e menos agressiva e mais eficiente de o fazer é imaginar-se a ter sucesso.

  • Imagine-se diante do seu medo
  • Conceba cada passo envolvido
  • Veja-se a lidar bem com cada desafio e situações relacionadas
  • Veja tudo o que conseguiu, por superar o seu medo

Torne tudo o mais realista possível e pratique isso sempre que puder. Não é algo mágico e nem fácil, porem esse exercício vai fazer com que sinta que é capaz de ser feliz.

Pense de modo mais positivo

Talvez a sua mente esteja cheia de pensamentos deste género: Não vou conseguir, isto não vai correr bem, Nunca vou ser ninguém, etc.

Todos esses pensamentos criam muita ansiedade e fá-lo sentir taquicardia, tonturas, suores frios e todos os sintomas que podem advir dos seus medos. Substitua esses pensamentos por:

  • Eu consigo fazer isto
  • Vou voltar a este local
  • Eu mereço

Repita estas coisas para si próprio, até que eles se tornem verdades internas. Quando muda a forma como pensa, consegue mudar o mundo ao seu redor, não existe nada de místico nisto, é só a mais pura das realidades.

E Seja Feliz!


MARQUE AQUI A SUA CONSULTA Tarot+Cartomância: http://www.silatarot.pt/p/contactos.html


Se Gostou do que Leu e para que eu publique mais temas semelhantes, clique (no site) G+1= Gosto - É anónimo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!