Biodança,
ou
dança da vida, tem por objectivo estimular a comunicação das
pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também
permitir uma fuga à rotina quotidiana, de forma divertida e
equilibrada.
A
prática de biodança vai assim além do conceito de movimentar-se e
trabalha a evolução do indivíduo, desenvolvendo o seu lado
emocional, além do aspecto físico. Serve como pausa no seu
quotidiano e como momento para respirar e desligar-se da ansiedade do
dia-a-dia, voltando o olhar para o próprio corpo, mente e emoção.
É
uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à
existência. Uma experiência educacional e re-educacional que busca
o desenvolvimento pleno das pessoas na sua essência verdadeira,
capazes de CRIAR, AMAR e VIVER em contacto consigo mesmas, com os
outros, com a natureza e o transcendente (a totalidade). Biodança é
uma abordagem terapêutica pedagógica, sem ideologias religiosas,
políticas, culturais, mas com um profundo vínculo com todas as
ideologias em favor da vida e da liberdade.
A
Biodança activa os potenciais geradores de vida, com exercícios
sistematicamente estudados, e aplicados coerentemente a partir do
modelo teórico da abordagem. Em Biodança estimulam-se as
potencialidades humanas – bloqueadas ou adormecidas em cada um,
através da gestalt Movimento-Música-Vivência. A música induz o
movimento deflagrador de vivência integradora. O movimento corporal
revela o movimento existencial. Se mudarmos o movimento do nosso
corpo mudamos o movimento da nossa vida.
De
acordo com os especialistas, esta prática está dividida em cinco
linhas de vivência e expressa-se na:
•
Vitalidade:
é a base da identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à
vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.
•
Sexualidade:
preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em
ter contacto e comunicar com vontades e desejos.
•
Criatividade:
liga-se à auto-expressão da singularidade de cada pessoa como um
ser único, com uma forma própria de pensar, agir, sentir e
relacionar-se de maneira livre e autónoma.
•
Afectividade:
capacidade de amar a vida, a natureza, a si, as pessoas… Com toques
que inspiram a capacidade de confiar, abandonar-se, proteger, cuidar,
solidarizar-se…
•
Transcendência:
sentido místico de ligação com o todo; a capacidade de sentir-se
único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do
universo e tê-lo dentro de si.
Abrandando
as tensões guardadas no corpo, a prática tem a intenção de
expressar essas energias em busca da qualidade de vida, da saúde do
corpo e da mente por meio de exercícios relaxantes.
Cada
vez mais, temos necessidade de relaxar e sentirmo-nos bem. A biodança
tem uma dinâmica crescente e não tem restrições. Contudo, é
importante que as pessoas que tenham restrições corporais sejam
acompanhadas por um médico, mas quando bem ministrada, torna-se algo
saudável, até mesmo para idosos e crianças.
A
Biodança trabalha o AFETIVO
(emoções);
CORPO
(movimento/contato);
INCONSCIENTE
(música/corpo)
sempre
em GRUPO
para
atingir o desenvolvimento pleno da IDENTIDADE(Singularidade).
- Objetiva desenvolver a Identidade e a Harmonia entre:SENTIR – PENSAR - AGIR
O
seu principal objetivo é a renovação orgânica e a reaprendizagem
das funções originárias da Vida.
- Baseia-se em 4 pilares fundamentais:
.
O Princípio
Biocêntrico:
tudo parte da VIDA e ela é o centro de tudo;
.
A Vinculação
Ecológica:
tudo no universo está ligado e evolui em relação;
.
Ação
Profilática:
deve-se desenvolver a saúde e as formas positivas existentes nas
pessoas e grupos;
.
Transformação
dos Estilos de Vida, dos Valores e Relações.
- Os seus Princípios são:
.
Prioridade na Vivência;
.
Progressividade;
.
Auto-regulação;
.
Ação sobre a Saúde;
.
Criatividade Existencial;
.
Harmonia (Integração Corporal – Vínculos).
Áreas
de aplicação da Biodança:
- Biodança com Crianças (profilaxia);
- Biodança com Adolescentes;
- Biodança com Adultos que buscam uma melhoria de sua qualidade de vida;
- Biodança com Gestantes;
- Biodança com Casais;
- Biodança para a Terceira Idade(melhoria na motricidade, vitalidade e alegria de viver);
- Biodança para grupos específicos/área de saúde: pacientes mastectomizadas, aidéticos, pacientes da área de saúde mental(neuróticos e psicóticos), crianças especiais, etc.
- Biodança com grupos de gênero (Feminino/masculino);
- Educação Biocêntrica – Educação comprometida com a formação integral;
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