A Terapia emocional é uma forma de ajudar as pessoas que estão em sofrimento e tumulto emocional, dado que em consequência disso as suas vidas não fluem normalmente. Seja o sofrimento emocional provocado por uma crise pontual, ou por um problema específico a longo prazo, ou mesmo causas desconhecidas. Quando surge uma infelicidade persistente, uma depressão, apatia ou dificuldades nos relacionamentos com os outros, é importante tentar perceber qual a origem dessa instabilidade que se reflecte na vida da pessoa. A Terapia emocional ajuda cada pessoa a desenvolver a sua própria inteligência emocional, tomando consciência de que a crença de que estar bem emocionalmente é a chave para uma vida feliz e saudável. O seu objectivo é ajudar as pessoas a uma integração positiva na sua totalidade de corpo, mente e espírito. Este tipo de terapia é acompanhada por um desenvolvimento pessoal, que ajuda a pessoa a equilibrar todas as áreas da sua vida, para que esta crie um dinamismo e entusiasmo interior para conseguir deixar de ter como foco e dar um ênfase tão elevado a questões do passado que ganham uma relevância e importância excessiva para o que é considerado saudável.
Aprender a libertar a resistência á mudança é um dos passos fundamentais para fazer uma cura emocional.
A terapia emocional ajuda a resolver questões profundas como:
- Raiva
- Stress
- Ansiedade
- Auto-mutilação
- Depressão
- Perda
- Baixa auto-estima
- Problemas de relacionamentos
- Problemas de saúde não resolvidos Fisicamente
- Sentir-se
confuso, infeliz ou apenas emocional, em todos os momentos
Como a terapia emocional ajuda?
A terapia emocional pode ser feita pela própria pessoa através de auto-observação ou com a ajuda de um terapeuta especializado. No entanto a terapia é um método que ajuda o paciente a fazer a auto-observação e o caminho de libertação continua a ser uma tarefa do paciente. Nenhum terapeuta pode fazer o trabalho pelo seu próprio paciente. O terapeuta muitas vezes, tem a missão de ajudar o paciente a apurar a “sua visão” e “consciência” sobre si mesmo, ajudando-o a responsabilizar-se por tudo o que acontece na sua própria vida. Ajudando o paciente a entender que “não escolhemos o nosso passado” mas somos responsáveis pelo que fazemos com o nosso passado e com a vida que estamos a construir no presente.
Há muitos métodos para nos ajudar a fazer uma auto-observação e a conseguir tomar a consciência dos padrões negativos, desde os livros de auto-ajuda, a terapias de ajuda emocional.
Sem comentários:
Publicar um comentário
GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!