Prejudicial para a
saúde a todos os níveis, é importante defender-se do stress antes
que ele se apodere da sua vida. Estas dicas vão ajudá-la a respirar
fundo e a encontrar a tranquilidade que precisa, no momento em que
precisa.
- Pequeno-almoço saudável. Nunca salte o pequeno-almoço, caso contrário terá uma maior tendência para sentir dores de cabeça, menos energia e uma irritabilidade generalizada.
- Respire fundo. As nossas vidas são tão apressadas que muitas vezes parece que nem temos tempo para respirar como deve ser. Em momentos de grande tensão – e não só – faça uma pausa e concentre-se exclusivamente na respiração, inspirando e expirando repetidamente. Depois de alguns minutos, sentir-se-á muito melhor. Fazer um pouco de meditação ou de ioga também ajuda.
- Falar com alguém. A pior coisa que pode fazer é guardar tudo para si, mais tarde ou mais cedo vai explodir. Falar com alguém que a possa ouvir, sem julgar, é uma boa forma de aliviar o stress e, quem sabe, arranjar soluções.
- Rir muito. Já o antigo provérbio diz que “rir é o melhor remédio”, por isso, faça questão de se rir porque, para além de nos fazer sentir realmente bem, é uma maravilha para a redução da presença das hormonas do stress na circulação sanguínea e para relaxar músculos tensos.
- Feche os olhos. Existem momentos em que é preciso desligarmos-nos do mundo, nem que seja durante alguns segundos, para não sucumbir a um esgotamento nervoso. Isole-se, feche os olhos e pense em algo que lhe traz prazer: no jantar romântico que tem planeado para essa noite, na amiga que lhe ligou há pouco com uma excelente notícia ou nas férias que tem planeadas para o Verão.
- Mexa-se. Depois de um dia inteiro passado sentada em frente ao computador, há que mexer-se! Pratique algum tipo de exercício fisco ou actividade, para manter os níveis de stress sob controlo, e mesmo que não possa ir ao ginásio todos os dias, faça questão de fazer alguns alongamentos em casa para assegurar a flexibilidade natural e aliviar tensões acumuladas.
- Divirta-se. Não há forma mais divertida de espantar o stress do que arranjar-se para arrasar, sair com as amigas, conversar, rir e esquecer todos os problemas. Sentir-se-á muito melhor depois de um pouco de divertimento! Seja Feliz...
- Chorar. Tal como não se deve guardar todas as nossas emoções e pensamentos só para nós, também não devemos reprimir o choro. Estudos apontam que uma boa “choradeira” faz maravilhas à eliminação das hormonas do stress que acumulam nas alturas de maior ansiedade.
- Brincadeiras saudáveis. Da próxima vez que se sentir à beira de um ataque de nervos, faça uma pausa e brinque com o seu animal de estimação. Acha possível continuar stressada depois de fazer umas festas ao seu gato ou de receber umas lambidelas do seu cão?
- Faça uma massagem. Para além de ser um bom aliado contra doenças, uma vez que fortalece o sistema imunitário, uma massagem de relaxamento é exactamente aquilo que o corpo e a alma pedem em momentos críticos de stress. Cuide-se e sinta-se bem a fazê-lo.
- Não ao negativismo. Em situações de stress, é muito fácil passarmos a ser controladas por pensamentos negativos e sentimentos de incapacidade. Cultive a optimista que há em si e, em vez de pensar naquilo que lhe está a acontecer, concentre-se na forma como pode resolver a situação.
- Retire-se. Por vezes, uma situação é tão stressante que se não sair imediatamente do local onde se encontra, pode não conseguir controlar-se. A solução? Retire-se. Peça para fazer uma pausa, vá ao WC, suba as escadas em vez de entrar num elevador cheio.
- Vá às compras. Quer relaxar e esquecer por completo o dia horrível que acabou de ter? Vá às compras! Ver montras é um truque bem feminino para combater quaisquer sentimentos negativos e a verdade é que nem precisa de comprar nada para se sentir melhor… no entanto, um batom ou uma lingerie nova são poderosos anti-stressantes.
- Trânsito tranquilo. Uma das maiores fontes de stress nas grandes cidades prende-se com o trânsito que é capaz de levar qualquer pessoa à loucura. Para evitar sessões de stress logo pela manhã, saia mais cedo de casa e/ou faça um trajecto alternativo. Para o bem da sua sanidade mental, vale a pena o esforço.
- Aprenda a dizer que não. O “não” é uma palavra poderosa que pode ser utilizada para seu benefício. Se é daquelas pessoas que está constantemente a dizer que sim a tudo – vida pessoal e profissional – não há níveis de stress que aguentem! Por vezes, é preciso pensar exclusivamente em si e dizer simplesmente que “não vai dar” ou “lamento, mas não pode ser”.
- Momentos a só. Todas nós precisamos de tempo de qualidade a sós – faça questão de encontrar tempo livre para si, se não diariamente pelo menos todas as semanas e relaxe num banho de imersão com um bom livro ou veja a sua série preferida enroscada numa manta e acompanhada de uma deliciosa taça de vinho.
- Trabalhe com as mãos. Gosta de costura, croché, bordados ou de fazer bijutaria? Ainda bem, porque este tipo de actividades que requer movimentos contínuos e repetitivos das mãos e ainda uma concentração plena – o que proporciona uma certa distracção – são uma óptima maneira de aliviar o stress acumulado.
- Debaixo de água. Num momento de grande intranquilidade, dirija-se ao WC e coloque os pulsos debaixo de água fria a correr, durante 60 segundos. Este ponto do corpo está recheado de pequenas veias de sangue que, em contacto com a água fresca, vão ajudá-la a resfriar a cabeça e a acalmar-se.
- Sexo contra o stress. Os estudos não se cansam de nos lembrar que fazer sexo é um delicioso anti-stressante e, se acompanhado de um bom orgasmo, tanto melhor. A tranquilidade que se sente no final é imbatível.
- O silêncio é de ouro. O silêncio pode ser constrangedor, mas em momentos de stress e ansiedade é o seu melhor amigo. Sempre que sentir a necessidade de calma, desligue-se do mundo – telemóvel, telefone fixo, computador, PDA, MP3, televisão, rádio – nem que seja por alguns minutos, e deixe-se invadir pelo poder tranquilizador do silêncio.
Se Gostou do que Leu, clique G+1
Sem comentários:
Enviar um comentário
GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!