
Claro que os ciúmes fazem com que a pessoa que está a ser acusada e vigiado sofra, mas sofre muito mais quem o sente. E com certeza que quem o sente, não gosta também absolutamente nada deste sentimento.
Mas algo acontece e esse sentimento surge aparentemente do nada, e passa a controlar a pessoa de tal forma, que nenhum pensamento racional consegue acalmá-lo. Os ciúmes normalmente estão ligados a alguns sentimentos inconscientes que podem ser:
1- Baixa Auto - Estima. Quando a pessoa tem pensamentos conscientes ou inconscientes, de que não é merecedora de amor. Normalmente foram pessoas muito criticadas durante a infância, que desenvolveram uma grande desconfiança sobre o seu próprio potencial e poder.
3- Espelhamento. Quando o ciumento por trair, ou por sentir vontade de trair, tem medo que o parceiro o realize. O ciumento está neste caso, a espelhar no outro o que na verdade tem dentro de si. O seu pensamento, seja consciente ou não, repete sempre: "Se não sou confiável, ninguém é!"
4- Percepção e negação. Quando existe de facto uma postura falsa do companheiro, mas o ciumento não quer admitir que é traído e acaba por provocar desentendimentos, para que o outro negue a traição e minta dizendo ser fiel. O ciumento nesse caso ao provocar a discussão, não quer ouvir a verdade, mas sim, que o outro negue a traição. Assim o ciumento passará mais algum tempo com sua dor acalmada e enganando-se a si próprio e não terá que tomar nenhuma atitude para terminar a relação.
Em todos os casos existe o erro de visão. O ciumento estará a ver algo, que reflecte o seu interior perturbado, e não a verdade dos factos. É claro que quando estamos perturbados, tomamos atitudes conturbadas que geram efeitos desastrosos.
Seja qual for o seu grau de ciúmes, deve tentar fazer uma introspeção, para decobrir as causas. No entanto muitas vezes, são causas que advém de forma inconsciente, e nestes casos deve procurar-se ajuda psicológica. Um ciumento nunca é feliz, ou fará alguém feliz e realizado na relação a dois.
Se Gostou do que Leu, clique G+1
Sem comentários:
Publicar um comentário
GOSTOU COMENTE!
NÃO GOSTOU, COMENTE NA MESMA!