Amor

Traição, Perdão e outras reflexões

Perdoar uma traição: sim ou não? Cada caso é um caso e cada relação é única. Pense sobre esta e outras reflexões e, com a minha orientação, encontre a solução para o seu caso!

Existe um ditado popular que afirma: Quem nunca foi, está a ser ou um dia será! Mas eu particularmente, não considero a traição, assim tão inevitável! Além do mais, como se trata de uma situação que não depende do nosso controlo, o melhor é concentrar-se em possibilidades pessoais.

traicao-perdao-e-outras-reflexoes-850x400px.jpg

Antes de entrar na grande questão, sobre perdoar ou não perdoar uma traição, vale a pena esclarecer melhor o conceito.

O que é uma traição?

Trair é por definição, enganar o outro. Ou seja, é fazer com que o outro acredite que age de uma determinada maneira, quando na realidade, você age de outra! Portanto o grande problema da traição não é exatamente com quem estará ou não, quem beija, ou com quem se envolve sexualmente, mas sim, o facto de mentir e enganar algum ou alguns dos envolvidos, nesta trama amorosa.

Para esclarecer melhor, vejamos o que digo sempre a um amigo que defende a traição.

Ele é casado e tem outras mulheres, além da esposa. Dependendo dos casos, chega a ficar longos meses com a mesma mulher, embora mantenha sempre a sua vida amorosa com a esposa e dê as suas escapadelas extra-conjugais e extra-amante fixa.

Ao abordarmos este assunto, digo-lhe que não concordo com a atitude dele. E ele argumenta: "Essas relações paralelas são apenas como diversão e acabam por fazer bem à minha relação. Fico mais tranquilo e mais carinhoso com a minha esposa!".

Pois muito bem! Não querendo abordar detalhes sobre o relacionamento dele, tento ser prática e objetiva: "Se estás a ser sincero comigo e realmente acreditas que não há nada de errado em manter relações paralelas, então porque precisas de mentir à tua esposa? Diz-lhe, defende a tua teoria e explica porque ages desse modo. Convence-a dos benefícios e sê verdadeiro. Ao menos assim, ela saberá quem tu és realmente e poderá escolher se quer continuar contigo ou não!".

E vou um passo mais adiante: "Além disso, se realmente acreditas que esse tipo de comportamento faz bem à tua relação, então suponho que não te importarias se ela fizesse o mesmo. Ou seja, se saísse com outros homens para se divertir, tornando-se mais tranquila e carinhosa contigo!".

Porém, estranhamente, ele contesta sempre este ponto: "De forma nenhuma! Se descobrir que ela me trai, está tudo acabado!".

Assim, sinto-me ainda mais propensa a reafirmar: O que mais importa numa relação, não é o facto de jamais teres cometido um erro ou jamais teres magoado o outro. Isso sim, é inevitável, considerando o grau de envolvimento, entrega e intimidade que permeia num relacionamento amoroso.

O que é realmente importante numa relação?

O que mais importa numa relação é a coerência entre o que se diz e o que se faz. É o nível de verdade que existe naquilo a que se propõe a viver. É o comprometimento que cada um dos envolvidos tem, com cada detalhe desta importante escolha, que é dividir a sua vida com outra pessoa! Portanto, se vive uma situação dolorosa, sentindo-se traído, tendo descoberto um erro e uma mentira do seu parceiro, acredite: Não existe uma resposta certa e uma resposta errada, que sirva para todas as relações.

Perdoar uma traição: sim ou não?

Para decidir se vai perdoar ou não, se vai continuar ou não nessa relação depois do que aconteceu, sugiro que faça a si próprio, algumas perguntas fundamentais e tente responder com o coração, baseando-se naquilo que sente de mais real, de menos contaminado pela raiva ou pela dor, que provavelmente, queima dentro de si!

  • Apesar desse erro, o que existe de bom e que vale a pena, nesta pessoa e nesta relação?
  • Você gostaria de se dar a si a oportunidade de tentar fazer funcionar mais uma vez?
  • Quanto consegue reconhecer de seu, nisto tudo? Ou seja, também cometeu erros parecidos?
  • Quanto consegue compreender o que o outro fez, a partir dessa auto-perceção?

Saiba que pode até conseguir perdoar, mas esquecer só será possível se vier a sofrer algum tipo de perda de memória que apague esse acontecimento do seu cérebro. Caso contrário, essa lembrança continuará viva como a de qualquer outra ocasião relevante na sua vida. Precisará de aprender a lidar com ela!

Ao fazer um balanço, caso descubra que as dores e as mágoas são muito maiores que o respeito, a admiração e a confiança, pergunte-se: "O que ganho ao ficar nesta relação?". Porque ninguém fica numa situação, onde não esteja a ganhar absolutamente nada!

Por fim, lembre-se que toda a dor e toda raiva vão acalmar com o passar do tempo e que a lucidez tende a ser maior com o passar dos dias. Então, não aja de modo precipitado, nem seja radical ou implacável consigo ou com o outro. Espere até recuperar do choque e só então, pense no que quer fazer.

No final das contas, a vida, e as maiores dores nela contidas, oferece-nos sempre grandes aprendizagens!

 

Fale comigo e consiga a orientação e as respostas que precisa para a resolver a sua vida!

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.