Espiritualidade

30 traços que caracterizam um Empata

Os empáticos, ou sensitivos, são seres dotados de uma sensibilidade ímpar, capazes de mergulhar profundamente nas emoções alheias. Neste artigo, exploramos 30 traços que caracterizam os empáticos, revelando as características que permeiam a sua natureza compassiva.

Continue a ler e descubra se é uma pessoa sensitiva!

como-saber-se-e-uma-pessoa-sensitiva.jpg

Ser uma pessoa sensitiva, significa que tem a capacidade de perceber e ser afetado pelas energias de outras pessoas e ter uma capacidade inata de sentir e perceber intuitivamente os outros. A sua vida é inconscientemente influenciada pelos desejos, pensamentos e estados de espírito dos outros.

Ser sensitivo é muito mais do que ser altamente sensível e não está limitado apenas às emoções. Pessoas mais sensitivas podem perceber sensibilidades físicas e impulsos espirituais, bem como apenas saber as motivações e intenções de outras pessoas.

 

Confira os 30 traços mais comuns de uma pessoa sensitiva (ou empata):

1. Os sensitivos sabem coisas, sem que lhes seja dito. É um conhecimento que vai além da intuição, mesmo que essa seja a forma como muitos poderiam descrever o saber. Quanto mais sintonizados eles são, mais forte este dom se torna.

2. Estar em locais públicos pode ser esmagador ou avassalador. Locais como o shopping, supermercado ou um estádio de futebol onde há uma grande quantidade de pessoas ao redor pode sobrecarregar os sensitivos com as emoções turbulentas vindas de outras pessoas.

3. Os sensitivos sentem as emoções e tomam-nas como suas. Este é o grande fardo para sensitivos. Alguns deles vão sentir emoções vindas daqueles que estão perto e outros poderão sentir as emoções de pessoas a uma grande distância, ou até ambas. Os sensitivos mais sintonizados irão saber se alguém está a ter maus pensamentos sobre eles, até mesmo a uma grande distância.

4. Assistir a situações de violência, crueldade ou tragédia, mesmo que na TV, pode tornar-se insuportável. Quanto mais sintonizado um sensitivo se torna, pior se torna o ato de ver TV. Pode acontecer, eventualmente, este ter de parar de ver televisão e ler jornais por completo.

5. O sensitivo sabe quando alguém não está a ser honesto. Se um amigo ou um ente querido lhe está a dizer mentiras ele sabe disso (embora muitos sensitivos tentam não se focar muito nesse conhecimento, porque saber que um ente querido está a mentir pode ser doloroso). Se alguém está a dizer alguma coisa, mas se ele sente ou pensa de outra, ele simplesmente sabe.

6. O sensitivo consegue captar os sintomas físicos de outra pessoa. Pessoas sensitivas podem desenvolver as doenças de outra pessoa (constipações, infeções oculares e dores no corpo, por exemplo), especialmente daqueles que lhe são mais próximos, um pouco como as dores de simpatia.

7. Sofrem de distúrbios digestivos e problemas nas costas. O chakra do plexo solar tem base no centro do abdómen e é conhecido como a sede das emoções. Este é o lugar onde os sensitivos sentem a emoção de entrada do outro, o que pode enfraquecer a área e, eventualmente, levar a qualquer problema, desde úlceras estomacais a má digestão. Os problemas nas costas podem-se desenvolver porque quando uma pessoa que não tem conhecimento que é sensitivo e não está preparado, estará quase sempre “sem chão”.

8. Está sempre a olhar e a cuidar dos oprimidos. Qualquer um cujo sofrimento, dor emocional, a ser vítima de injustiça ou a ser intimidado, chama a atenção e a compaixão de um sensitivo.

9. Os outros procuram-nos para descarregar os seus problemas. Um sensitivo pode tornar-se uma lixeira para questões e problemas de toda a gente, mesmo de estranhos, e se não tiver cuidado, pode começar a encarar esses problemas como seus.

10. Sofrem de fadiga constante. Os sensitivos ficam muitas vezes sem energia, seja de vampiros de energia ou apenas por captar em demasia a energia dos outros, que até mesmo o sono não cura. Muitos acabam por ser diagnosticados com Fadiga Crónica ou até Fibromialgia.

11. Personalidade possivelmente viciada. Álcool, drogas, sexo, para citar apenas alguns vícios a que os sensitivos podem recorrer para tentar bloquear as emoções dos outros. É uma forma de auto-proteção, a fim de se esconder de alguém ou de algo. Pode não se tornar um vício mas, em menor escala, hábitos regulares.

12. Atracão para a cura, terapias holísticas e todas outras coisas metafísicas. Embora muitos sensitivos gostassem de curar os outros, podem acabar por se afastar dessa vocação (mesmo tendo eles uma capacidade natural para isso), depois de se terem estudado e formado, porque eles carregam muito daqueles que eles estão a tentar curar. Especialmente se eles não sabem da sua capacidade e habilidade de empatia. Qualquer coisa que tenha uma natureza sobrenatural é de interesse para os sensitivos e não se surpreendem ou ficam chocados facilmente. Mesmo com uma revelação que muitos outros considerariam impensável, por exemplo, os sensitivos teriam reconhecido que o mundo seria redondo, quando todos os outros acreditavam que era plano.

13. Pessoas sensitivas estão dotadas de criatividade. A cantar, dançar, atuar, desenhar ou escrever, terá uma forte veia criativa e uma imaginação muito fértil.

14. Sentem um grande amor pela natureza e pelos animais. Estar ao ar livre na natureza é uma obrigação para os sensitivos e os animais de estimação são uma parte essencial da sua vida. Podem não os ter porque acreditam que eles devem ser livres mas têm grande carinho e proteção por eles.

15. Sentem necessidade de solidão. Um sensitivo vai agitar-se e ficar louco se não encontrar algum tempo de silêncio. Isto é ainda muito evidente em crianças empáticas.

16. Fica entediado ou distrai-se facilmente se não for estimulado nas tarefas mais rotineiras. Trabalho, escola e vida doméstica têm que ser mantidas interessantes, ou os sensitivos desligam-se delas e acabam a sonhar, rabiscar ou a procrastinar.

17. Pessoas sensitivas consideram impossível fazer coisas que não gostam. Como no anterior, parece que eles estão a viver uma mentira ao fazê-lo. Forçar um sensitivo a fazer algo que ele não gosta, através da culpa ou rotulando-o como passivo, servirá apenas para o fazer infeliz. É por esta razão que muitos sensitivos são rotulados de preguiçosos.

18. Os sensitivos estão numa constante luta pela verdade. Isto torna-se mais predominante quando descobrem os seus dons de nascença. Qualquer coisa que seja que ele sinta, sente que está completamente errada.

19. Procuram sempre respostas e conhecimento. Ter perguntas sem respostas pode ser frustrante, e os sensitivos irão sempre esforçar-se para encontrar uma explicação. Se eles têm conhecimento sobre algo, eles irão procurar a confirmação. O lado mau disto pode ser a sobrecarga de informações.

20. Gostam de aventura, liberdade e viagens. Os sensitivos são espíritos livres.

21. Abominam a desordem. A desordem traz aos sensitivos uma sensação de peso e bloqueia o seu fluxo de energia.

22. Adoram sonhar acordados. Podem olhar para o espaço horas a fio, ficando num mundo muito próprio e de muita felicidade.

23. Acham a rotina, as regras ou o controlo aprisionante. Qualquer coisa que tire a liberdade a uma pessoa sensitiva é debilitante.

24. Propensos para carregar peso sem se desgastarem. O excesso de peso é uma forma de proteção para impedir a chegada das energias negativas que têm tanto impacto em si.

25. São excelentes ouvintes. O sensitivo não vai falar de si, a menos que seja com alguém em quem realmente confia. Ele gosta de conhecer e aprender com os outros e cuidar genuinamente.

26. Têm intolerância ao Narcisismo. Embora sensatos, generosos e muitas vezes tolerantes para com os outros, os sensitivos não gostam de ter pessoas ao seu redor excessivamente egoístas, que se colocam em primeiro lugar e se recusam a considerar os sentimentos dos outros, ou pontos de vista diferentes do seu.

27. Têm a capacidade de sentir os dias da semana. Uma pessoa sensitiva sentirá o “Sentimento de Sexta-feira”, quer ele trabalhe às sextas-feiras ou não. Eles captam como o coletivo se está a sentir. Domingo à noite, segundas-feiras e terças-feiras, de uma semana de trabalho, têm um sentimento muito pesado.

28. Não optam por comprar antiguidades, coisas vintage ou em segunda mão. Qualquer coisa que tenha pertencido a outra pessoa, carrega a energia do proprietário anterior. Um sensitivo vai sempre preferir ter um carro ou uma casa nova (se estiver numa situação financeira que lhe permita fazê-lo), sem energia residual.

29. Sentem a energia dos alimentos. Muitos sensitivos não gostam de comer carne ou aves, mesmo que gostem do sabor , pois podem sentir as vibrações do animal, especialmente se este sofreu.

30. Podem parecer mal-humorados, tímidos, indiferentes, desconectados. Os sensitivos podem ser propensos a mudanças de humor e se captaram energia muito negativa aparecerão calados e insociáveis, parecendo mesmo miseráveis. Detestam ter de fingir ser felizes quando estão tristes, isso só aumenta a sua carga e pode fazê-los sentir como que se escondendo debaixo de uma pedra.

 

Se se identifica com a maioria ou com todos os itens acima, então é definitivamente um sensitivo!

Os sensitivos estão a ter um momento particularmente difícil, no momento presente, captando todas as emoções negativas que estão a ser emanadas para o mundo a partir da população que sente as dificuldades da sociedade atual, por todo o mundo.

 

Precisa de ajuda e orientação para a sua vida? A Consulta de Ajuda Espiritual pode ser o caminho para obter as respostas que procura!

MARCAR CONSULTA

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.