Espiritualidade

Como identificar uma pessoa invejosa

Sente ou é alvo de inveja? Este sentimento tem um impacto negativo na sua vida e na vida de quem o recebe. Confira no artigo 8 aspetos que caracterizam o perfil de uma pessoa invejosa.

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora as suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do seu próprio crescimento espiritual.

Hoje vamos falar sobre os 8 aspetos que caracterizam uma pessoa invejosa. Para isso, vou começar por esclarecer o que é a inveja.

como-identificar-pessoa-invejosa.jpg

O que é a inveja?

Costumamos dizer que a inveja é aquela emoção, ou estado mental, no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, sejam bens, qualidades superiores ou outro tipo de coisas. Segundo o dicionário, definimos inveja como a tristeza ou pesar do bem alheio, ou como o desejo de alguma coisa que não se tem.

O significado espiritual de sentir inveja é de vazio. Logo, quem tem esta postura apresenta algum tipo de vazio na sua alma. Por conseguinte, não se mostra capaz de se desenvolver plenamente e chegar onde quer.

As consequências de ser invejoso, mostram-se muito pesadas e podem arruinar a sua existência. Tanto para quem recebe, por causa da má energia que é absorve, como para quem envia, que tem de carregar o peso de deixar esse mal no outro.

 

Agora que o significado está claro, convido-o a perguntar-se: “Como sei se alguém tem inveja de mim?”

Certamente cada um responderá a esta pergunta de forma muito diferente, porque cada pessoa possui um padrão de ações pré estabelecidas e apreendidas sobre este sentimento, dependendo da sua experiência de vida.

Além disso, os sinais de uma pessoa afetada por esta emoção, podem ser muito subtis. A dica é ficar atento e verificar se, ao longo do tempo, esses sinais se repetem com frequência.

 

8 aspetos que caracterizam uma pessoa invejosa:

  1. Insatisfação constante: Pessoas invejosas tendem a estar constantemente insatisfeitas com as suas próprias vidas. Concentram-se nas conquistas alheias por se sentirem amargas ou descontentes com as suas próprias realizações, ou com a falta delas.
  2. Comparação frequente: Os invejosos comparam frequentemente as suas vidas, realizações e posses com as dos outros. Essa comparação constante pode resultar em sentimentos negativos, más energias e ressentimento em relação aos outros.
  3. Fofocas e críticas: Os invejosos muitas vezes recorrem a fofocas e críticas para diminuir as conquistas e sucessos dos outros. Isso pode ser uma maneira de tentar nivelar o campo e de se sentirem melhor consigo mesmos.
  4. Dificuldade em celebrar o sucesso alheio: Uma pessoa invejosa tem dificuldade em celebrar genuinamente as conquistas e sucessos dos outros. Em vez de celebrar, elas escolhem minimizar ou desvalorizar as realizações alheias.
  5. Competitividade extrema: A competitividade exagerada pode ser um sinal de inveja. A pessoa invejosa pode ver a vida como uma competição constante, procurando superar os outros a qualquer custo.
  6. Sentimento de inferioridade: A inveja muitas vezes está enraizada num sentimento de inferioridade. A pessoa invejosa pode sentir-se inadequada ou incapaz em comparação com aqueles que ela inveja.
  7. Incapacidade de aceitar elogios: Pessoas invejosas podem ter dificuldade em aceitar elogios, pois isso pode confrontar as suas próprias inseguranças e sentimentos de inadequação.
  8. Desejo constante por validação: Os invejosos muitas vezes procuram constante validação externa para compensar a sua falta de autoestima. Eles podem ansiar por reconhecimento e aprovação dos outros para se sentirem bem consigo mesmos.

 

A inveja traz consigo más energias, que se dissipam em nós, semelhantes a um cancro na alma e na nossa energia, que espalha metástases em todos os departamentos da sua vida.

Para a conseguirmos combater, é preciso primeiro que aprendamos a gostar do bem, onde quer que ele esteja, de qualquer forma que se apresente. Mas para isto, é preciso sair de si mesmo, abandonar o egoísmo, para encontrar a própria vida.

O melhor a fazer é afastar-se de pessoas invejosas e das suas manifestações. Para isso, devemos escolher olhar o amor, a atitude fraterna e caridosa para com o outro e para consigo mesmo.

Saiba como fazer uma limpeza espiritual e limpar todas as energias negativas, incluindo a inveja, da sua vida.

 

Marque hoje a sua Consulta de Ajuda Espiritual!

AGENDAR CONSULTA

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.