Amor

3 coisas que acabam com o amor num relacionamento

O amor entre um casal continua a ser algo muito misterioso. Afinal, que coisas acabam com o amor? E em que casos é impossível manter o relacionamento?

Apesar do mistério, hoje já se tem maior clareza sobre as razões pelas quais o amor acontece. Igualmente importante, hoje também já se tem mais conhecimento sobre quais os fatores que acabam com o amor num relacionamento amoroso.

coisas-que-acabam-com-o-amor.jpg

Os casais vivem hoje um momento muito mais instável do que os casais do passado viveram. Isso tem um lado bom e um lado ruim. A maior liberdade para criar e desfazer os vínculos que unem um homem e uma mulher é uma conquista contra a hipocrisia e o fatalismo que reinavam anteriormente. Ao mesmo tempo, a capacidade de assumir e superar conflitos reduziu bastante, até chegar ao mínimo. O resultado é que a solidão entrou em cena, querendo inclusive ter o papel de protagonista.

O ideal é conseguir construir um relacionamento duradouro, que saiba ir aos poucos abandonando as vaidades dos primeiros dias, fazendo com que o casal possa avançar junto, formando um vínculo sólido. Por isso, é necessário examinar esses fatores que podem acabar com o relacionamento amoroso, de modo que possamos intervir de maneira eficaz antes que ele efetivamente chegue ao seu final e não haja mais possibilidade de volta.

 

Enfrenta problemas no relacionamento ou vida amorosa?
Encontre as respostas que precisa para orientar a sua vida!

PERGUNTA GRÁTIS

 

Coisas que acabam com o amor sem nos darmos conta

 “Quando alguém de quem gostamos se vai, tentamos impedi-lo com as mãos e esperamos poder prender também seu coração. Mas não funciona assim. O coração tem pernas que não podemos ver”. - Federico Moccia

 

1. A falta de comunicação

Ter uma boa comunicação com seu parceiro não é sempre ter novos temas sobre os quais conversar, ou poder conversar durante horas a fio. Na verdade, é muito mais importante do que isso, e até mesmo simples. Basta dizer com respeito o que estamos sentindo.

Uma comunicação ruim, pelo contrário, pressupõe uma relação bem mais complicada. Mentir, guardar algo para si ou maltratar o outro é sempre pior para todos. Exige mais energia física e um maior esforço emocional e intelectual.

Uma das coisas que acabam com o amor em um relacionamento é adotar padrões de comunicação falsos. Estamos falando das conversas em que queremos dizer algo, mas dizemos outra coisa. Ou aqueles momentos em que expressamos algo com as palavras, mas a nossa expressão corporal diz outra coisa, assim como nossos gestos e o tom de voz. Esses padrões de comunicação na verdade têm o objectivo de manipular, e não comunicar, ainda que isso seja inconsciente.

A conversa e o diálogo honesto, numa relação amorosa é fundamental. As feridas causadas pelo que dizemos muitas vezes não se fecham nunca. Para evitar que a má comunicação seja um dos factores que vai fazer com que o amor no seu relacionamento acabe, a primeira coisa que você deve fazer é cultivar uma comunicação saudável consigo mesmo, para então poder comunicar o outro. Entender o que você sente, o que você deseja e como pode expressá-lo.

 

2. A monotonia

O tema da monotonia pode gerar muitos equívocos. A vida, seja sozinho ou vivendo com alguém, inclui momentos de tédio, inclui uma rotina. Muitas vezes nada disso é interessante. Ninguém, porém, ou quase ninguém, consegue viver o tempo todo como se estivesse numa montanha-russa ou passando por uma aventura maravilhosa. O tédio existe. Ninguém consegue escapar dele o tempo todo, por mais interessante que seja a sua existência.

Dito isso, também temos que dizer que muitas vezes acabamos imersos em circunstâncias que nos deixam visivelmente estagnados. Isso leva a rotinas que se tornam opressivas, que parecem não deixar nenhuma saída para que consigamos escapar. De forma impercetível, a vida converte-se numa repetição eterna da mesma coisa. Não há lugar para o novo, nem para a mudança.

É deste tipo de monotonia que falamos, quando dizemos que a monotonia pode acabar com o relacionamento amoroso. A rotina pode tornar o casal insensível um ao outro. Isso faz com que os sentimentos adormeçam primeiro, mas também faz com que eles diminuam depois. Nesses casos a probabilidade de terminar aumenta muito, assim como a de procurar ou iniciar uma relação paralela.


3. O fim da paixão ou idealização

Esta não é uma das coisas que acabam com o amor, pelo menos não sozinha, mas falo de um ponto crucial de uma relação, que pode gerar um rompimento. Nesse momento crítico, os membros do casal devem negociar um com o outro e se adaptar para que a convivência não se transforme num fator de erosão do vínculo.

A paixão é uma fase na qual, nos tornamos presas do entusiasmo inusitado e idealizamos o outro. Perdemos totalmente o senso crítico em função da intensidade do sentimento. Não vemos a realidade como ela é, mas sim a partir de um caleidoscópio que torna tudo maravilhoso aos nossos olhos. Falamos da idealização, da paixão inicial do amor, por uma imagem que se parece com o outro, mas que nem sempre corresponde à realidade.

Depois de um tempo, que pode ser mais ou menos breve, essa distorção costuma desaparecer. É aí que, se tudo vai bem, o carinho e a cumplicidade passam a ser o nó do laço que é uma relação. Por outro lado, esse também é um momento de muitos términos, já que em muitas ocasiões a desilusão ao ver a realidade como ela é é tão grande, que o outro passa de um ser perfeito e sem defeitos, para ser então a pessoa mais insuportável de todos os tempos. É por isso que a relação se torna mais forte ou se quebra.

 

As coisas que acabam com o amor num relacionamento amoroso, não são apenas estas que aqui refiro neste artigo. Subscreva a minha newsletter, e receba no seu e-mail o envio mensal de todos os artigos! 

 

Estes exemplos são os mais recorrentes. No entanto, vale a pena refletir sobre este assunto, e agir a tempo, para trazer uma maior qualidade para sua relação e cultivar vínculos e laços estáveis e saudáveis.

 

Procura orientação e verdade nos assuntos do coração?

CONSULTA DO AMOR

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.