Tarot

Mitos, Verdades e outras curiosidades sobre o Tarot

O Tarot é mais do que um simples conjunto de cartas. Neste artigo, desvendo os véus que envolvem esta prática ancestral, explorando os mitos, verdades e outras curiosidades que fazem do Tarot uma fonte inesgotável de fascínio e reflexão.

Confira abaixo alguns mitos, verdades, e outras curiosidades sobre o Tarot!

mitos-verdades-do-tarot.jpg

1. Apenas alguém com poderes especiais pode ler o Tarot.

Qualquer pessoa pode ler o Tarot, desde que tenha o conhecimento necessário, para ler e interpretar as cartas de forma séria e criteriosa. Com a prática, desenvolve-se a intuição de forma a conseguir ler-se o que um lançamento de Tarot nos mostra.

Não há nada de sobrenatural e nada de especial neste processo. As cartas apenas “absorvem as energias” e mostram aleatoriamente imagens e símbolos de forma a dar-nos uma mensagem.

É uma linguagem que se aprende a ler. Cabe a quem lê, saber divulgar e transmitir. Tudo é energia, nós somos energia. A energia está em todos os lugares. Pessoas com intuição naturalmente desenvolvida, terão mais facilidade em compreender o seu significado.

 

2. O Baralho de Tarot deve ser oferecido.

Isto não é verdade. Tenho muitos baralhos, uns oferecidos e outros comprados. E todos fazem intuir e sentir da mesma forma, independentemente de qual seja o baralho. Existem vários (por exemplo, Tarot de Marselha, Rider Waite, Visconti Sforza, etc.), devem apenas ser consagrados, antes do seu uso.

 

3. As cartas invertidas têm significados contrários.

Em relação a este assunto, há opiniões controversas.

Numa leitura de Tarot, o importante é a pergunta formulada, pois a mesma carta, pode ter vários significados de acordo com os diferentes assuntos questionados. Existem inúmeras formas de ler e de fazer as tiragens no Tarot.

O significado numa leitura, pode variar de acordo com a tiragem executada, e a pré-posição de cada tiragem. É uma escolha individual, pois as cartas podem estar em posição negativa, alterando o seu significado ou podem sair invertidas.

Eu pessoalmente, apenas dou relevância, dependendo da tiragem realizada e se nessa altura faço ou não a leitura, também com os Arcanos Menores.

 

4. Cada carta tem apenas um significado fixo.

Existem significados padrão para cada carta. Mas não existem significados fixos, nem cartas boas ou más. Existe contexto e linhas padrão.

As cartas dispostas de uma certa forma assumem determinados significados, mas que dependem da intuição, do contexto, da pergunta, da posição na leitura, da relação entre cartas na tiragem e de cada caso.

 

5. O Tarot permite fazer/quebrar feitiços.

Não. Isso é magia e é para quem a pratica. Quem lê Tarot, não tem necessariamente de praticar Magia. O Tarot não é parte integrante, apenas mostra se existe ou não magia e oferece orientação.

 

6. O Tarot é uma ferramenta para vermos o futuro.

O Tarot acima de tudo ajuda-nos a olhar para o passado e para o presente, revela informações, alertando-nos do potencial desfecho/futuro se continuarmos com a nossa linha de atuação, seja ela boa ou má. Reflete as energias e para onde se dirigem os acontecimentos atuais, orienta-nos.

Ao entendermos a verdade do que se passa connosco, podemos mudar a nossa conduta e alterar o futuro. Caso acredite no destino, então terá de aceitar que há determinadas coisas que não poderá mudar. A Cartomância é o melhor oráculo para prever o futuro.

 

7. O Tarot necessita de rituais

Há certos rituais que são necessários antes de uma Leitura, mas estão relacionados com a fé e crenças de quem as Lê. Pedir toda a verdade, intuição, a ajuda dos nossos guias espirituais e de Deus, rezar, agradecer ao Universo, etc.

 

8. Não se pode ler Tarot em determinados locais

Não se deve ler o Tarot em qualquer local, é um oráculo e como tal deve ser tratado com o  devido respeito, para que nos dê sempre as corretas e melhores indicações.

O Tarot não deve ser lido, na presença de outra pessoa alheia à consulta. O local deve ter boas energias, ser inócuo. A presença de outras pessoas (energias) confunde energeticamente uma Leitura de Tarot, relatando por vezes situações da 2ª pessoa e pode confundir a leitura. Por uma questão de sigilo e privacidade, também não se deve fazê-lo.

O Tarot deve ser lido num sítio calmo, limpo e com boas energias. Estas conseguem-se através de cristais, limpezas energéticas, rituais, altares, incensos, etc.

 

9. O Tarot é só papel e por isso não precisa de limpezas energéticas

Errado. O Tarot possui energias como todas as coisas no universo. Até ser consagrado, terá absorvido todas as energias, dos locais e pessoas que lhe tocam, com o passar do tempo. Até esse ponto, nada mais é do que papel.

Apenas após a sua consagração, é que o baralho de Tarot estará pronto para leitura. Com o passar do tempo e com o uso, as energias vão-se concentrando e podem dificultar as leituras. Por isso, é recomendável que se purifiquem as cartas após cada leitura de Tarot, assim como o local onde é feita a leitura/consulta. Eu costumo cruzá-las em cruz e colocar sobre elas uma cruz de S. Bento (crucifixo) para as proteger de qualquer influência negativa.

 

Outras curiosidades sobre o Tarot:

  • O baralho de Tarot é composto por 78 cartas, divididas em 2 grupos, designados por Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores (Grandes Segredos) são constituídos por 22 cartas, sendo que os Arcanos Menores (Pequenos segredos) são compostos pelas restantes 56.
  • Ninguém sabe ao certo a origem do Tarot. Sabe-se, no entanto, que na Índia e Extremo Oriente , existiram em tempos baralhos de cartas místicas numeradas, trazidas para a Europa pelos Templários, durante e após as cruzadas na Terra Santa. A maioria das fontes sustenta que surgiram na Europa, em meados do inicio do século XIV.
  • Cada carta possui uma imagem, um nome e um número, que constituem símbolos poderosos dotados de significados específicos. As cartas revelam a energia e o estado de espírito envolventes e possibilitam-lhe a perceção de um dado momento, para que esteja recetivo a uma escolha e principalmente à auto descoberta.

 

Em suma, o Tarot, com a sua riqueza de simbolismo e a sua capacidade de provocar reflexões profundas, oferece um convite para mergulharmos nas profundezas do nosso eu interior, confrontando as nossas esperanças, medos, sonhos e desafios.

Que as cartas do Tarot continuem a guiar-nos, iluminando o caminho à nossa frente e revelando os segredos que há muito tempo esperam para ser descobertos nos nossos próprios corações.

 

Obtenha aconselhamento e uma visão muito clara do seu problema, para encontrar soluções e tomar as decisões certas para o resolver.

CONSULTA DE TAROT

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.