Terapias

Tudo o que precisa de saber sobre Cristaloterapia

Os cristais funcionam através da ressonância e da vibração. Desde há milénios, são utilizados para terapias e para ajudar a restabelecer o equilíbrio. Confira, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre a Cristaloterapia!

É possível obter benefícios com cristais para ajudar com complicações comuns, uma vez que se tratam de remédios eficazes para primeiros socorros, especialmente quando elaborados a partir de essências de gemas.

tudo-sobre-cristaloterapia.jpg

Qual a ação dos cristais no reequilíbrio do organismo?

Está comprovado pela ciência que tudo no mundo e no universo é permeado por campos eletromagnéticos. Se observarmos a membrana das nossas células, vemos que elas são formadas por forças de atração entre os seus componentes, criando uma película microscópica que é essa membrana, permeada por um campo eletromagnético que surge a partir dessas forças.
A partir da compreensão deste simples exemplo das nossas células, é possível entender como e porquê os cristais podem reequilibrar nossas energias, ou seja, nossos campos eletromagnéticos.
Os cristais, assim como tudo o que existe, também são formados por essas forças eletromagnéticas, e por serem compostos minerais têm a propriedade de serem excelentes captadores e transmissores de energia, interferindo diretamente nos nossos campos energéticos.

 

Como é que as nossas emoções promovem desequilíbrios no organismo?

Os campos eletromagnéticos também são formados pelas nossas emoções e pensamentos. Quando pensamos em mexer um dedo enviamos um impulso elétrico para que o dedo se mexa. Esse impulso elétrico faz uma série de mudanças nas energias das células nervosas para que a informação de "mexer o dedo" seja executada.

Este estímulo nervoso muda momentaneamente o campo eletromagnético, ou se preferir dizer "campo energético", gerado pelas células. Então, podemos entender de maneira simplificada que pensamentos e emoções desequilibrados podem desequilibrar nossos campos energéticos.

Viu como é fácil entender, de maneira simplificada, o conceito de energia e campos energéticos?

Muitas vezes, este tipo de terapias são mal explicadas e acabam por ser tidas como algo exotérico, mágico e sobrenatural, mas na verdade tudo pode ser explicado pela física e mais profundamente explicado pela física quântica.

 

O que é a Cristaloterapia?

A Cristaloterapia é uma terapia muito rica e complexa. Existem muitos cristais diferentes e sua classificação tem em conta uma variedade de fatores da sua formação. Assim, é feito uma leitura da formação de cada cristal, o que o leva a ter sua individualidade e quais as suas propriedades específicas.

Alguns cristais contêm minerais conhecidos pelas suas propriedades terapêuticas. O cobre, por exemplo, reduz o inchaço e a inflamação. A Malaquite contém uma elevada concentração de cobre, que alivia as dores musculares e das articulações.

Os cristais são utilizados nas práticas médicas modernas. Os xamãs e os terapeutas de cristais dos tempos antigos já estavam familiarizados com a capacidade que os cristais têm de concentrar vibrações de som e de luz num feixe, que era em seguida utilizado na terapia. Rodar uma varinha de cristal na pele provoca uma compressão que liberta um feixe concentrado no órgão que se encontra por baixo, por exemplo.

Se quiser lidar com a dor, um sinal de que algo não está bem no seu corpo, pode fazê-lo com os cristais. A dor pode resultar de um excesso de energia, de um bloqueio ou de uma debilidade. Um cristal frio e calmo como o Lápis-lazúli ou o Quartzo Roséo tem um efeito calmante, enquanto a Cormalina tem um efeito estimulante, sendo o Quartzo Catedral excelente para o alivio da dor, independentemente da sua causa.

Os cristais são excelentes para lidar com dores de cabeça, por exemplo. O Lápis - Lazúli desvanecerá rapidamente uma enxaqueca. Mas para um tratamento mais eficaz, é necessário saber de onde provém a dor de cabeça. Se for causada por stress, uma pedra de Ametista, Âmbar ou Turquesa colocada na sobrancelha aliviará a dor. Se estiver relacionada com comida, deve-se utilizar uma pedra apropriada, que acalme o estômago, tal como a Pedra da Lua ou a Citrina.

 

Qual a real função da Cristaloterapia?

A Cristaloterapia e os cristais são usados paralelamente com outras terapias, combinam muito bem com a terapêutica das cores, por exemplo. A energia irradiada pelos cristais é uma composição dos elementos da natureza e das radiações vibracionais.

Transmitem uma espécie de raio que o corpo físico absorve e mantém, desbloqueando assim e alinhando os chakras, os chakras são os sete centros de energia que nós possuímos.

Os cristais são habitualmente usados na meditação e mentalização. Estes minerais, geralmente de pequeno valor, produzem energias vibratórias de altas frequências, amplificando e focalizando as energias naturais do corpo e da mente, estas concentradas e irradiadas pelos centros de energia do nosso corpo chamados de chakras.

Conforme o tamanho, forma e cor, cada cristal, pedra ou gema, tem uma propriedade específica. Os maiores como as Drusas, por exemplo, por ser um aglomerado de cristais, contêm uma infinidade de pontas, que são excelente para a energização e limpeza de ambientes. Os cristais coloridos ou pedras de menor valor, são usados sobre cada um dos chakras, com o propósito de tratar problemas específicos.

 

Pedras, Cristais e quais os seus usos

  • Ágata do Musgo: Indicada para pessoas que têm as sensações sexuais reprimidas;
  • Água-marinha: Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o stress e esgotamento físico e mental;
  • Âmbar: Adequado para os que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio;
  • Crisopraso: Usado contra a para arrogância e o egoísmo;
  • Hematite: Para combater os sentimentos de não se conseguir defender;
  • Jaspe Sanguíneo: Para os que exigem afeição inquestionável;
  • Malaquita: Para os que lutam em demasia para controlar sua realidade;
  • Opala: Para agitação reprimida devido à tentativa de resistir a qualquer forma de estimulação;
  • Dolomita: Para a falta de desenvoltura ou medo de fracassar;
  • Rodocrocita: Para a exaustão devido à frustração;
  • Turmalina Preta: Protege, afastando energias negativas, e tornando-as positivas. Pedra muito boa para energização do fígado.
  • Quartzo Branco: Polivalente, serve para tudo. É estimulante, equilibra, ativa e desativa energias. Limpa o campo áurico. Bom para combater o stress.
  • Quartzo Fumê: Pedra indicada para concretização de pedidos. Boa para os ossos, pés, pernas e joelhos.
  • Quartzo Rosa: Pedra da harmonia e extremamente calmante. Auxilia-nos no resgate da auto-estima, elimina a carência afetiva e a ameniza a depressão, a insónia, a ansiedade e a agressividade.
  • Quartzo Verde: Excelente para a cura de doenças. Age na energia da pessoa aumentando a simpatia. Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças.
  • Esmeralda: Esta pedra resgata a esperança e dá-nos apoio em situações adversas. Aguça a perceção dos sentidos, ampliando a sensibilidade e ativa a sensualidade.
  • Granada: Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. Indicada para a fadiga física e para cansaço relacionado a sexualidade.
  • Citrino: Pedra base para a realização pessoal. Efetiva na concretização de negócios, trabalho, emprego. Descomplica o quotidiano, esclarecendo as confusões mentais. Ajuda o aparelho digestivo.
  • Topázio: Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor. Enriquece em todos os sentidos. Auxilia o funcionamento do aparelho respiratório, podendo ser usada no tratamento de asma, bronquite, tosse.
  • Lápis-Lázuli: Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, indicada também para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar.
  • Cristal Biterminado, com acabamento natural nas duas pontas: Este cristal estabelece ligações, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos e músculos. Consequentemente é indicado para tratamentos de tendinite, bursite, reumatismo, coluna, problemas cerebrais, articulações.
  • Drusa, aglomerado de cristais brancos: Estes cristais revelam o lado positivo das coisas.  Ajudam-nos a ver e a trazer a tona a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia as situações. É uma pedra que estrutura a alma, equilibra tanto as pessoas quanto o ambiente. Emana otimismo.
  • Ametista: É a pedra da renovação, da mudança de fase, serve para tudo. Abre o canal de espiritualidade. Ajuda-nos na recuperação quando estamos em situações de perda. É um cristal dotado de energia calmante, ajudando pessoas com problemas de insónia e tensão de todos os tipo. Também é muito eficiente em dores de qualquer natureza, auxilia na cicatrização e em casos de sinusite. É portanto uma pedra bastante polivalente.
  • Sodalite: Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, ajustando as inadequações, como por exemplo, pensar uma coisa e dizer outra. Auxilia as pessoas quem têm problemas de fala ou de expressão de uma forma geral. Também auxilia na perda de peso.
  • Olho-de-Tigre: É uma pedra que descomplica as coisas, clareando os nossos pensamentos. Ajuda a enxergar os vários ângulos de uma questão.
  • Turqueza: Trabalha diretamente a tristeza profunda, proporcionando alívio. Graças a esta qualidade, é a pedra escolhida para auxiliar no tratamento de depressões.
  • Calcite: Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações com dificuldade de achar o ponto de contacto.

 

Alguns cristais que pode usar no seu dia a dia

Confira em seguida, alguns exemplos de cristais que pode usar no bolso, pendurado em colares, pulseiras, brincos, etc.

  • Crisocola: É um cristal de cores verde, azul e turquesa. Trabalha em nós a serenidade e favorece a meditação e comunicação, porque ela acalma, purifica e revigora todos os chakras. É muito indicada para tensão pré-menstrual, cólicas, espasmos musculares, artrite, doenças ósseas, problemas respiratórios, má digestão, ulceras e pressão alta.
  • Quartzo Rosa: É o cristal do amor incondicional e da paz infinita. Principal cristal para realinhar o chakra do coração, ensinando-nos a verdadeira essência do amor. Traz calma, sensação de paz, pureza, amor-próprio e amor para com o próximo.
  • Quartzo Verde: Assim como o quartzo rosa, é um cristal que trabalha o chakra do coração. Tem a propriedade de transmutar energia negativa acumulada nesse chakra, inspira a criatividade e equilibra o sistema endócrino.
  • Ágata: Possui uma variedade de cores. É um cristal de efeito purificador do corpo e emoções. Trabalha, principalmente, as questões emocionais que impedem a aceitação do amor.
  • Citrino: É um cristal de cores amarelo e castanho-amarelado, ou cinza e castanho-esfumado. É carregado pela energia solar, portanto traz calor. Promove revitalização, estimula a criatividade e o sistema de alerta de modo que possamos tomar providências para nos proteger de influências negativas.
Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.